Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Inadimplência com empresas de energia sobe 11,0% em 2015

22/06/2015

Depois de fechar 2013 com queda no número de inadimplentes, as companhias do setor viram a situação se reverter a partir de agosto de 2014

Impulsionada pela alta das tarifas, a inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia cresceu 11,0% no acumulado do ano até abril, em comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com estudo inédito feito pela Serasa Experian. Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 15,7% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (14,7% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 8,5% e abril fechou com aumento de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Depois de fechar 2013 com queda de 14,8% na inadimplência do consumidor, as empresas de energia viram a situação começar a mudar em agosto de 2014, passando de negativo (queda) para positivo (alta) e fechando o ano com elevação de 8,3%. Mesmo em alta, a inadimplência no setor de energia está subindo menos que as dos demais setores. No ano passado, a inadimplência nos setores não bancários aumentou 9,7% (mais que os 8,3% do setor de energia) e, no acumulado de 2015 até abril, subiu 16,7%, contra os 11,0% do setor de energia.

Segundo os economistas da Serasa Experian, esse fenômeno acontece porque, normalmente, as pessoas tendem a ficar menos inadimplentes com as distribuidoras de energia, devido à natureza da penalidade por falta de pagamento neste setor, que gera corte de fornecimento.

O estudo inédito sobre inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia foi desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.