Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Dinheiro é a principal causa de brigas entre os casais

12/06/2015

Até que o dinheiro nos separe

 

Transparência e honestidade devem guiar as questões que afetam o bolso e o coração dos casais. Falar abertamente sobre dinheiro e não esconder as finanças do parceiro são algumas dicas dos especialistas da Serasa para uma relação saudável e sólida. Novo teste da Serasa pode ajudá-lo a descobrir se o seu relacionamento está indo em direção à riqueza ou à falência

“O dinheiro é mais importante do que sexo quando se trata da duração ou da ruptura de um casamento”. Embora a frase do educador financeiro americano Alvin Hall seja polêmica, o dinheiro é, segundo estudos da Experian, a principal causa das brigas entre os casais. Uma pesquisa feita no Reino Unido pela Experian, com 3 mil pessoas, apontou que questões financeiras representaram 56% das causas de divórcio nos últimos seis anos.

De acordo com os especialistas da Serasa, os estudos britânicos se aplicam totalmente à realidade brasileira. “Quando entrevistamos consumidores brasileiros, em pesquisas sobre educação financeira, percebemos que o dinheiro é a principal causa de conflito entre os casais. Sabemos que demora um tempo para que qualquer casal se sinta confortável para discutir sobre finanças, mas para que o relacionamento não degringole, é fundamental que os parceiros entendam o impacto das decisões financeiras no dia a dia e como isso pode afetar a vida a dois, diz a gerente do SerasaConsumidor, Karla Longo.

Pensando em contribuir para melhor compreensão do assunto, o SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para os consumidores, propõe, na semana em que se comemora o Dia dos Namorados, um teste que permite avaliar o quanto uma pessoa conhece ou não seu companheiro (a), levando a uma reflexão sobre a importância da transparência e honestidade quando se trata de dinheiro.

Saiba o que fazer para não sabotar seu relacionamento

  • Você conhece bem seu parceiro? Faça o teste http://testes.serasaconsumidor.com.br e descubra se você é compatível ou não financeiramente com o seu parceiro.
  • Esteja aberto a falar sobre dinheiro com o seu parceiro. A maioria dos casais não se sente confortável para discutir sobre questões financeiras com o parceiro.
  • Não guarde segredos financeiros do parceiro. Uma pesquisa da Experian mostrou que 29% das pessoas no Reino Unido descobriram que seu parceiro tinha contraído uma dívida de cartão de crédito a partir deles. Mesmo que esteja em apuros, a transparência e a honestidade é sempre a melhor saída.
  • Tenha planos financeiros para o curto, médio e longo prazos. Eleja prioridades e estabeleça metas.
  • Coloque as contas na ponta do lápis.
  • Fale sobre seu passado financeiro com o seu parceiro. É muito importante saber se vocês estão, atualmente, na mesma página e como foi o comportamento do parceiro em relação à administração do dinheiro no passado, para que vocês não venham a ter problemas futuros.
  • Não deixe que as diferenças em relação ao uso do dinheiro desgastem o relacionamento. Um pode querer gastar o dinheiro, por exemplo, na troca de carro e o outro, na decoração da casa.
  • Discuta seus medos em relação ao dinheiro. Um pode ficar paranoico quando se faz um financiamento, por exemplo, já para o outro isto pode ser natural.
  • Divida as responsabilidades financeiras com o seu parceiro. Assim, o peso não fica nas costas de um só. A divisão das despesas da casa deve ser de comum acordo.
  • Discuta suas atitudes em relação às finanças. Se você é um avarento e seu parceiro um gastador ou vice versa, por exemplo, tente primeiro compreender as atitudes do seu parceiro em relação às dívidas.
  • Nunca gaste sem o acordo de seu parceiro, ele pode trazer à tona questões psicológicas não resolvidas. Para a psicóloga britânica especializada em relacionamentos, Susan Quilliam, desacordos financeiros podem trazer sentimentos poderosos da infância que não foram bem resolvidos. Por exemplo, se o dinheiro era muito apertado na infância, a pessoa pode ficar inquieta com os gastos do outro, mesmo com uma situação confortável agora.
  • Estabeleça um limite financeiro para algumas extravagâncias. Por exemplo, um jantar fora de casa deve ser prazeroso e não uma dor de cabeça.
  • Tenha sempre uma reserva para as vacas magras. Imprevistos acontecem, você ou seu parceiro podem ter uma redução na renda, perder um emprego ou até mesmo ficar doente. Consultores financeiros da Experian sugerem que vocês tenham um colchão de 3 a 6 meses de salário para eventos inesperados. Uma pesquisa da Universidade de Warwick, Inglaterra, com seis mil casais, apontou que são nas épocas de crise que as chances de divórcio aumentam. Segundo o professor Andrew Oswald, da Universidade de Warwick e responsável por esta pesquisa, não é a redução da renda que provoca o divórcio, mas, sim a frustração das expectativas. Ainda segundo o estudo britânico, um dos resultados estatísticos mais fortes é que quanto maior a renda do homem, maior a chance de o casal ficar juntos: homens que ganham 20% a mais que suas companheiras são 46% menos propensos a se divorciarem do que aqueles que ganham 20% a menos.
  • Tenha claro que se seu relacionamento não der certo, você terá de separar suas finanças e isto não acontece automaticamente. Por isso, compreenda o impacto das decisões financeiras no dia a dia e como elas podem afetar a vida de um casal.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.