Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Que o dinheiro não seja motivo de DR neste Dia dos Namorados

10/06/2015

Em tempos de inadimplência, o ideal é ter cautela. Fazer um jantar romântico em casa, evitar parcelamentos de longo prazo ou investir em um presente criativo e artesanal são algumas opções. Especialistas do SerasaConsumidor também dão dicas para que o dinheiro não desgaste o relacionamento

 Neste Dia dos Namorados, a tentação de sair comprando presentes para a pessoa amada é grande, mas os economistas da Serasa Experian alertam que a falta de planejamento e a compra por impulso podem ser as vilãs da inadimplência na vida dos pombinhos. Para os próximos trimestres, há uma tendência de crescimento das taxas de inadimplência, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, o que exigirá ainda mais cautela por parte do consumidor.

Pensando nisso, o especialistas do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para os consumidores, propõe uma reflexão para que você e seu parceiro estejam em sintonia quando o assunto é vida financeira:

Confira as dicas do SerasaConsumidor para que você mantenha um relacionamento saudável com seu parceiro e não caia em roubadas

  • Coloque as contas na ponta do lápis. Faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses
  • Fale sobre sua situação financeira com o seu parceiro. Mesmo que esteja em apuros, falar a verdade é sempre a melhor saída.
  • Pesquise preços e pechinche. Por mais que o consumidor queira agradar a pessoa amada, a escolha deve se encaixar no seu bolso.
  • Se um jantar romântico não pode ser oferecido em um restaurante, abuse de seus dotes culinários, veja receitas e se arrisque fazendo você mesmo o jantar
  • Evite comprar presentes caros para não comprometer ainda mais a renda, não esqueça de que o cenário econômico de alta nos preços diminui seu poder de compra
  • Evite parcelamentos de longo prazo, pois eles aumentam o risco de descontrole e podem levar à inadimplência. Além disso, o namoro pode acabar e você continuar pagando as parcelas.
  • Invista em presentes criativos e artesanais, caprichados com poemas e mensagens de amor
  • Reduza gastos com beleza: itens do salão de beleza como manicure e arrumar o cabelo, podem ser feitos em casa com um custo bem inferior

O amor pode ser cego, mas a vida financeira não

  • Não deixe que as diferenças sobre o uso do dinheiro desgastem o relacionamento. Por exemplo: um pode querer sair para jantar e o outro um presente.
  • Discuta os medos financeiros. Se para você é natural fazer uma compra mais cara, para o outro pode ser terrível.
  • Fale sobre seu passado financeiro com o parceiro. É muito importante saber se vocês estão, atualmente, na mesma página e como foi o comportamento dele em relação à administração do dinheiro no passado. Assim, vocês evitarão problemas futuros.
  • Divida as responsabilidades financeiras com o seu parceiro. Assim, o peso não fica nas costas de um só. A divisão das despesas da casa deve ser de comum acordo.
  • Discuta suas atitudes financeiras. Se você é um avarento e seu parceiro um gastador, por exemplo, tente primeiro compreender como seu parceiro lida com as dívidas.
  • Nunca gaste sem o acordo de seu parceiro; ele pode trazer à tona questões psicológicas não resolvidas. Para a psicóloga britânica especializada em relacionamentos, Susan Quilliam, desacordos financeiros podem trazer sentimentos poderosos. Por exemplo: se o dinheiro era muito apertado na infância, a pessoa pode ficar inquieta com os gastos do outro, mesmo com uma situação confortável agora.
  • Estabeleça um limite financeiro para algumas extravagâncias. Um jantar fora de casa ou uma viagem devem ser prazerosos e não uma dor de cabeça.
  • Façam uma reserva de 3 a 6 meses de salário para as vacas magras. Imprevistos acontecem, como a redução na renda, perda do emprego ou até mesmo doença. Uma pesquisa com seis mil casais apontou que são nas épocas de crise que as chances de divórcio aumentam. Segundo o professor Andrew Oswald, da Universidade de Warwick e responsável por essa pesquisa, não é a redução da renda que provoca o divórcio, mas, sim a frustração das expectativas. Um dos resultados estatísticos mais fortes é que quanto maior a renda do homem, maior a chance de o casal ficar junto. Homens que ganham 20% a mais que suas companheiras são 46% menos propensos a se divorciarem do que aqueles que ganham 20% a menos.
  • Tenha claro que se o seu relacionamento não der certo, você terá de separar suas finanças e isto não acontece automaticamente. Por isso, compreenda o impacto das decisões financeiras no dia a dia e como elas podem afetar a vida de um casal.

Perspectiva de alta de inadimplência mostra que esta é a hora de renegociar as dívidas

  • Não tenha receio de olhar para as dívidas que saíram do controle: quanto você já pagou? Qual o valor devido?
  • Navegue pelo site SerasaConsumidor e verifique se seu credor participa do Limpa Nome Online e veja as condições que ele lhe oferece para quitar suas dívidas atrasadas.
  • Depois de saber o valor devido e o valor proposto pelo credor, avalie sua real condição financeira: quanto pode ser disponibilizado de seu orçamento para quitar a dívida atrasada? Existe alguma renda extra (venda de algum bem, bonificação salarial etc.), que lhe permita fazer uma proposta à vista?
  • Honre os termos das dívidas renegociadas, cumprindo os novos prazos de pagamentos estabelecidos.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.