Últimas Notícias

Desenvolvimento Humano

Rede Empresarial lança guia para melhorar o processo de contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

03/06/2015

Idealizada pela Serasa Experian, a rede comemora seus três anos de atividade com o lançamento do manual

Em comemoração aos seus três anos de atividade, a Rede Empresarial de Inclusão Social lança o “Guia de Profissionais que Atuam na Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs)”. O objetivo do manual é fornecer informações confiáveis aos profissionais encarregados de incluir pessoas com deficiência no ambiente corporativo, possibilitando a melhoria dos processos para a equidade de oportunidades e direitos desse público.  A Rede Empresarial de Inclusão Social foi criada por iniciativa da Serasa Experian, em 2012, e hoje conta com a participação de cerca de 80 empresas.

Um dos principais desafios do guia é mostrar que a contratação de pessoas com deficiência deve passar longe de uma política empresarial paternalista. “A inclusão desses trabalhadores no mercado de trabalho é um direito garantido por lei. Mas, como qualquer outro profissional, a contratação deles deve se pautar no potencial e não na deficiência”, explica a gerente de Sustentabilidade da Serasa Experian, Andréa Regina. Ainda segundo a executiva, a contratação de pessoas com deficiência deve representar a inclusão de um novo colaborador, produtivo e eficiente, capaz de agregar valores ao ambiente profissional.

O guia também faz um alerta aos empregadores sobre as responsabilidades existentes de ambos os lados. “A empresa deve respeitar a legislação e oferecer condições ideais para o trabalho e desenvolvimento, mas as pessoas com deficiência também precisam assumir uma postura profissional, buscando o próprio desenvolvimento técnico e jamais cobrando atitudes protecionistas”, diz Andréa.

Para a gerente, as diferentes vivências e experiências devem se somar para impulsionar o constante desenvolvimento de uma organização e de seus colaboradores. “Há anos a Serasa Experian investe nas melhores práticas de mercado voltadas aos trabalhadores com algum tipo de deficiência. Como empresa cidadã, o tema Diversidade & Inclusão faz parte dos valores e da cultura da empresa, possibilitando um ambiente livre de preconceitos, onde as pessoas são valorizadas e respeitadas em suas particularidades”, acrescenta.

O “Guia de Profissionais que Atuam na Inclusão de Pessoas com Deficiência” possui 33 páginas e, além de parâmetros para recrutamento e seleção de PCDs, também aborda outros temas desse universo, como medicina e saúde ocupacional, engajamento, cultura e clima organizacional e comunicação com o portador de deficiência. O manual foi elaborado por profissionais representantes das empresas: Serasa Experian, Accenture, Deloitte, Fischer, IBM, Natura e TozziniFreire. O download do material completo pode ser feito pelo site:

www.redeempresarialdeinclusao.com.br/index.php/downloads.

Rede Empresarial de Inclusão

Lançada em 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa Experian, a Rede Empresarial de Inclusão Social reúne atualmente cerca de 80 empresas dispostas a promover e discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa tem como principais ações o compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre as companhias; a articulação de contatos, parcerias e projetos; o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, que visem à qualificação profissional e favoreçam a atração e a retenção desses profissionais.

Serasa Experian é a melhor empresa de São Paulo para trabalhadores com deficiência

Em dezembro de 2014, a Serasa Experian foi a vencedora do I Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a consultoria i.Social.

A Serasa Experian concorreu ao prêmio com cerca de 60 empresas, públicas e privadas, que possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo. A premiação tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana. A Serasa Experian inscreveu suas práticas de inclusão profissional para pessoas com deficiência nos cinco aspectos considerados pelo prêmio: acessibilidade, cultura organizacional, gestão de pessoas com deficiência, protagonismo, recrutamento e seleção.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.