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Estudos de Inadimplência

Um em cada três moradores da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, está inadimplente, revela estudo inédito da Serasa

01/06/2015

Cada habitante da região possui, em média, três dívidas em atraso, o que representa um valor médio total de R$ 4.083,93. Jovens Adultos da Periferia são a maioria dos negativados. 45,0% dos pequenos empreendedores estão na mesma situação

Segundo estudo inédito da Serasa, a taxa de inadimplência de Paraisópolis, em São Paulo, é de 31,5%, resultado acima do percentual registrado na capital paulistana (24,4%). Isso significa que a cada três moradores da comunidade, um está inadimplente. No país, com 55,6 milhões de pessoas inadimplentes, um em cada quatro brasileiros estão com as contas no vermelho. Ainda de acordo com o Mapa da Inadimplência em Paraisópolis, cada habitante da região possui, em média, quase três dívidas em atraso, o que representa um valor médio total de R$ 4.083,93.

Segundo o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, a forte concentração de moradores de baixa renda no local, a vulnerabilidade e desigualdade social acabam impactando no número de pessoas inadimplentes. “Por terem um orçamento curto, esses cidadãos possuem dificuldades na hora de pagar as contas, guardar um dinheiro extra para emergências e até mesmo fazer uma poupança para uma compra maior como casa e automóvel. Os recentes aumentos nos produtos, serviços e impostos também acabaram prejudicando ainda mais a renda dos moradores da comunidade”, diz.

A inadimplência dos homens é maior do que a das mulheres em Paraisópolis. Enquanto que 33,4% do público masculino está com dívidas atrasadas, 27,6% das mulheres estão nesta mesma situação. Por faixa estaria, o público jovem, de 18 a 25 anos, possui taxa de 44,0%. O grupo de idade de 26 a 30 anos registrou taxa de 37,9%.

O estudo também avaliou a taxa de inadimplência por grupos da população brasileira, de acordo com a classificação do Mosaic Brasil – metodologia de segmentação da sociedade que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado, a sociedade. De acordo com ele, a maioria (51,3%) dos inadimplentes da comunidade pertence ao grupo “Jovens Adultos da Periferia”. As limitações no acesso à educação e na infraestrutura dos bairros onde moram torna mais difícil a rotina desse perfil de moradores.

Em segundo lugar no ranking, aparece a “Massa Trabalhadora Urbana”, com 22,9%. Segundo a classificação, esse grupo, formado pela massa de trabalhadores com baixa escolaridade e renda, vive em vantagens e desvantagens das grandes cidades como: o acesso ao consumo e à informação e os problemas de mobilidade e alto custo de vida.

A “Juventude Trabalhadora Urbana” aparece em terceiro lugar, com participação de 6,5% na inadimplência. Fazem parte deste grupo jovens, com até 35 anos, em início de carreira, mas ainda buscando aumentar sua escolaridade, que já é superior à dos pais. Eles são otimistas e antenados, com acesso à tecnologia e de olho nas tendências.

Ainda segundo o Mosaic, 45,0% do grupo “Donos de Negócios” estão com dívidas em atraso. Nele estão os pequenos e médios empreendedores que investiram suas economias para abrir o próprio negócio.

Metodologia do Estudo

O Mapa da Inadimplência da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, foi realizado levando em consideração as informações disponibilizadas pelas empresas concedentes de crédito à Serasa Experian. Para os registros de inadimplência, foram avaliadas dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00.

SerasaConsumidor na Ação Global Nacional, em Paraisópolis

Para ajudar a população da região a limpar o nome e ter uma vida financeira saudável, no último sábado (30), o SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, esteve presente na Ação Global, evento da Globo em parceria com o SESI, realizado na comunidade de Paraisópolis, na cidade de São Paulo. No evento, o SerasaConsumidor ofereceu diversos serviços gratuitos à população como consulta e acompanhamento do CPF, orientação para renegociação de dívidas, palestras de educação financeira e abertura de Cadastro Positivo.

Na 22ª edição do evento, que promoveu o tema “Qualidade de Vida”, a comunidade local também teve a oportunidade de fazer um teste virtual para saber até que ponto as dívidas atrasadas e o superendividamento estão contribuindo para perda de qualidade de vida e comprometendo o estado emocional. O teste da Serasa Experian, em parceria com o Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, foi feito diretamente do local, pelo link www.serasaconsumidor.com.br/teste.

Na ação, além de poder consultar o CPF, o consumidor também recebeu orientações para renegociar dívidas, por meio do serviço Limpa Nome Online, que reúne cerca de 80 empresas de todo o país dispostas a renegociar dívidas atrasadas pela internet. Bastou entrar no link: www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e preencher um cadastro.

Ainda no local, a população pôde abrir gratuitamente o seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta que registra o histórico de pagamentos e mostra ao mercado o que há de melhor. Com ele, consumidores e empresas podem ter vantagens como avaliações de crédito mais justas, mais facilidade na aprovação de financiamentos, empréstimos e compras a prazo e melhores taxas e condições de pagamento.

O SerasaConsumidor também ofereceu de graça aos consumidores da região, por dois meses, o serviço de monitoramento do CPF – MeProteja. Ele acompanha as movimentações do documento 24 horas por dia e ainda ajuda a evitar fraudes. Além disso, no local, foram realizadas palestras de Educação Financeira com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como lidar melhor com o dinheiro, sair do vermelho e evitar a inadimplência. Os bate-papos foram ministrados por profissionais da Serasa Experian, voluntários do programa de educação financeira da empresa – Sonhos Reais –, que há anos leva conhecimento e orientação sobre o tema à população de baixa renda do país.

Veja abaixo dez passos que ajudam o consumidor a organizar a vida financeira:

Tenha o controle do orçamento: Liste todas as suas contas do mês. Monte uma planilha de orçamento doméstico com os gastos de água, luz, telefone, aluguel, cartão de crédito, financiamento de carro etc. Não se esqueça de colocar as pequenas despesas do dia a dia. Eles podem ter uma grande participação no orçamento ao serem somados no fim do mês;

Histórico detalhado: Se tiver dúvidas de quantos financiamentos possui, bem como o valor e quantidade de todas as parcelas, entre em contato com a instituição financeira e/ou empresa e peça o histórico detalhado do saldo devedor;

Comprometimento da renda: Se perceber que a sua renda mensal não está comportando a soma total de todos os gastos, corte os supérfluos e reduza despesas. Aquelas que você até acha que são essenciais, mas que na realidade não são;

Família: Dividir a situação econômica da casa com toda a família é essencial para o sucesso do orçamento doméstico. O apoio e a conscientização de todos são fundamentais para encarar qualquer tipo de dificuldade que possam encontrar;

Cartão de crédito e cheque especial: Controle os gastos com o cartão de crédito. Ao receber a fatura com as despesas já assumidas, faça o pagamento integral, evitando a utilização do crédito rotativo.  O cheque especial deve ser visto como a última alternativa. Evite utiliza-lo como complemento do salário;

Troque dívidas caras por baratas: As dívidas caras são aquelas que têm juros altos, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Se estiver se enrolando com elas, uma opção é contratar um crédito consignado para quitar integralmente as dívidas caras. Do ponto de vista de empréstimo pessoal, o consignado possui a menor taxa de juros;

Procure o credor: Ao perceber que não vai poder pagar alguma conta, procure o credor antes da inadimplência e explique a situação. Tente uma renegociação de juros e prazo. Se houver acordo, deixe tudo por escrito;

Saia da inadimplência: Se estiver inadimplente, procure o credor para pagar a dívida ou fazer uma renegociação. Já tenha em mente o valor de quanto pode pagar. A renegociação também pode ser feita, com comodidade e segurança, pela internet no serviço Limpa Nome Online da Serasa Experian. É só acessar o site serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online, se cadastrar e partir para o acordo com as empresas participantes. Faça uma renegociação que caiba no seu bolso para que você não volte a ter problemas;

Consulta na Serasa Experian: Para saber se seu CPF está com pendências financeiras e informações como o nome da empresa, valor da dívida etc., vá pessoalmente até uma das agências da Serasa Experian espalhadas por todo o Brasil. Na cidade de São Paulo, a agência fica no endereço: Rua Antônio Carlos, 434. Cerqueira César – SP – Brasil. O atendimento ao Consumidor é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A consulta e a orientação são totalmente de graça;

Poupança de emergência: Passado o sufoco, habitue-se a guardar pelo menos de 10% a 20% da renda para formar uma poupança para emergências e o futuro.

Para ter mais informações e dicas sobre educação financeira, acesse o site do SerasaConsumidor: www.serasaconsumidor.com.br

Sobre a Ação Global:

O projeto, parceria entre a Globo e o Sesi, tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações. Centenas de voluntários – entre elenco da Globo, profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs – se mobilizam em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. Ao longo dos 21 anos de história, a Ação Global já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri (Piauí), Araguaína (Tocantins) e Cruzeiro do Sul (Acre).

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SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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