Últimas Notícias

Indicador Serasa Experian de Perspectiva

Inadimplência exibirá trajetória de alta nos próximos dois trimestres

19/05/2015

Nas empresas a inadimplência vai seguir elevada e tende a abrandar no médio prazo

A Serasa Experian lançou hoje, em coletiva de imprensa na sede da empresa, dois novos indicadores: o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor e o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas.O objetivo é antever, em um horizonte de seis meses, como estará a inadimplência de empresas e consumidores junto ao sistema financeiro, no país.

O Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, após ter atingido o sue menor patamar dos últimos quatro anos (93,7 em outubro/14), começa a esboçar uma trajetória de reversão. Atingindo 96,9 pontos em março/15 e perfazendo a quinta alta mensal consecutiva, o Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor sinaliza que a inadimplência do consumidor prosseguirá crescendo ao longo dos próximos dois trimestres. Segundo os economistas da Serasa Experian, fatores como taxas de juros elevadas, inflação e desemprego estão influenciando a perspectiva de crescimento da inadimplência do consumidor.

perspectivapf1

Já para as pessoas jurídicas, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas mostra que a inadimplência seguirá elevada ao longo dos próximos meses, embora sem aceleração, tendendo a apresentar um relativo abrandamento a partir da virada do terceiro para o último trimestre deste ano. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o quadro de recessão econômica e aumento dos juros são alguns dos principais fatores que têm influenciado a inadimplência das empresas.

Vale salientar que ambos os Indicadores de Perspectiva têm como ponto de equilíbrio o patamar 100: acima deste nível, a inadimplência encontra-se em patamar superior ao padrão histórico ao passo que, abaixo deste nível, observamos taxas de inadimplência inferior ao padrão histórico.

perspectivapj1

Segundo o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi, a companhia criou os indicadores para que a sociedade – gestores privados e públicos, autoridades econômicas, executivos, acadêmicos, estudantes e interessados em geral – tenha uma importante ferramenta para compreender como os agentes econômicos se comportam frente aos eventos conjunturais no âmbito do crédito e da inadimplência. “Em momentos de recessão é ainda mais relevante acompanhar as perspectivas para a tomada de medidas proativas, que minimizem os impactos negativos de determinado segmento”, afirma o presidente.

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 289 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 289 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. Hoje, as ondaletas são adotadas em diversos campos, como a física (dinâmica molecular, astrofísica, geofísica – previsão de terremotos, mecânica quântica), processamento de imagem (análise de EEG e DNA, clima, reconhecimento da fala e visão artificial) e compressão de dados (o JPEG 2000 utiliza essa técnica).

No caso, são utilizadas as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões em que se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 289 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.