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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito tem dupla queda em abril

18/05/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 12,2% em abril/15 frente ao mês imediatamente anterior. Também na comparação interanual, isto é, com relação a abril/14, houve retração de 0,5% na busca do consumidor por crédito. Ou seja, foi uma retração dupla: na comparação com o mês imediatamente anterior (mar/15) e na relação com abril do ano passado. Contudo, no acumulado do ano (janeiro a abril), a demanda do consumidor por crédito ainda registra avanço de 4,3% frente ao primeiro quadrimestre de 2014.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a crescente escalada das taxas de juros dos empréstimos/financiamentos, a queda da renda real por conta da inflação mais elevada e o baixo grau de confiança do consumidor estão impactando negativamente a disposição do brasileiro em assumir novas dívidas, afastando-se do crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A demanda do consumidor por crédito caiu de maneira muito semelhante, no mês de abril, em todas as faixas de renda. Para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês, a retração da demanda por crédito foi de 12,0% em abril. Para os consumidores que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, o recuo foi de 12,3%. Já para todas as demais faixas de rendimentos mensais, a queda da demanda por crédito em abril/15 foi de 12,2%.

demanda abril

Na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, houve retração na demanda por crédito apenas na faixa menor de renda mensal: queda de 6,5% para os consumidores que recebem até R$ 500 por mês. Para os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais, o crescimento no quadrimestre foi de 4,8%; para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 foi de 7,2%; e para os que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 3,9%. Houve crescimento menos pronunciado da demanda por crédito nas camadas de rendas mais elevadas da população no primeiro quadrimestre de 2015: altas de 0,5% para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 1,3% para aqueles que recebem mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram retrações das demandas dos seus consumidores por crédito em abril/15. A maior delas ocorreu no Nordeste com queda de 12,6% frente a março/15. No Norte o recuo foi de 12,4% e o Sudeste de 12,3%. Na Região Sul a queda em abril/15 foi de 11,9% e no Centro-Oeste de 11,6%.

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Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2014, todas as regiões registraram avanço da demanda dos seus consumidores por crédito neste primeiro quadrimestre de 2015: 14,9% no Centro-Oeste; 10,7% no Norte; 5,0% no Nordeste; 3,5% no Sul e 1,9% no Sudeste.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

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