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Diadema tem maior taxa de inadimplencia do que a de São Paulo

30/04/2015

Com 28,5% de moradores inadimplentes, Diadema supera a cidade de São Paulo, onde os negativados representam 24,4%. Versão física do Super Feirão Limpa Nome da Serasa, no CEU Caminho do Mar, tem fácil acesso para moradores do ABCD. Quem não quiser sair de casa, pode negociar pela internet com as mesmas condições

A taxa inadimplência de Diadema é a maior entre as quatro cidades do ABCD paulista, de acordo com um estudo inédito da Serasa Experian: 28,5% dos moradores desta região possuem dívidas em atraso. Em segundo lugar, está São Bernardo do Campo, com 25,9 %, seguida por Santo André, com 22,8%. A cidade menos inadimplente da região é São Caetano do Sul, com 19,1%. Já em São Paulo, 24,4% dos paulistanos estão negativados

Porém, quando falamos em valores absolutos, a tabela se reverte: os moradores inadimplentes de São Caetano são os que devem valores mais altos: em média, cada um deles, possui débito de R$ 7.657,00, o que significa 3,9 dívidas por inadimplente na cidade; em Santo André esse valor é médio de R$ 5.612,00 ou 2,9 débitos em atraso por devedor; já em São Bernardo cada morador com contas não pagas deve, em média, R$ 5.334,00, o que significa 3,4 dívidas por CPF negativado. Em Diadema, cada consumidor com débitos em aberto tem, em média, R$ 4.220,00, representando 3,4 dívidas por inadimplente.

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Inadimplência X Classe Social

De acordo com os economistas da Serasa, há uma forte correlação entre a taxa de inadimplência e classe social. Quanto mais baixa a classe, maior a dificuldade de formação de poupança ou de ter um dinheiro extra para quando surge um imprevisto. Dados da Serasa apontam que 71,6% dos moradores de Diadema pertencem as classe D e E. Em relação a São Bernardo, 59,0% dos habitantes são das classes D e E. Em Santo André, esse percentual é 55,4%. Já 37,5% dos moradores de São Caetano das classes D e E.  Neste estudo foi considerado que as classes D e E ganham até dois salários mínimos.

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Perfil do inadimplente no ABCD

Os homens devem mais nas quatro cidades do ABCD. Nessas cidades, a taxa de inadimplência entre o público masculino é de 26,9%, enquanto a das mulheres é de 22,6%. O resultado se repete quando verifica-se cada cidade separadamente. Em Diadema, 30,4% dos moradores endividados são homens, enquanto 26,6% são mulheres. Em seguida aparece São Bernardo do Campo, onde 28,3% da inadimplência é masculina enquanto as devedoras representam 23,4%. Santo André tem 24,7% de inadimplentes do sexo masculino e 20,9% do sexo feminino. Já em São Caetano do Sul, 20,9% das dívidas em atraso são de homens e 17,3% das moradoras.

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Nas quatro cidades, a faixa etária entre 18 e 25 anos é a que mais deve, com 39,1%. E conforme a idade vai avançando, a taxa de inadimplência vai diminuindo: entre 26 e 30 anos, a porcentagem de pessoas com dívidas vencidas é de 33,3%; entre 31 e 35 anos é de 31,2%; de 36 a 40 anos, de 30,2%; de 41 a 50 anos, de 26,4%; de 51 a 70 anos de 17,7% e, acima de 70 anos, de 9,2%.

Mosaic Brasil

O levantamento da Serasa Experian sobre a inadimplência nas quatro cidades do ABC paulista também considerou os 11 grupos dominantes da sociedade brasileira, de acordo com a segmentação Mosaic Brasil. Do total de inadimplentes identificados pelo estudo, o grupo com o maior percentual é o de Jovens Adultos da Periferia, que representa 41,7% do total. O grupo é composto por moradores adultos de até 35 anos das periferias brasileiras, um dos protagonistas da ascensão da nova classe média.

Em segundo lugar entre os moradores inadimplentes da região aparece o grupo Donos de Negócio, com 35,4%. Ele é composto predominantemente por homens, na faixa de entre 25 e 55 anos, e com negócio próprio. Em seguida estão os Adultos Urbanos Estabelecidos (30,9%), representado, em geral, por indivíduos entre os 30 e 60 anos com boa escolaridade e que já atingiram um padrão de vida relativamente confortável.

Mais informações www.serasaexperian.com.br/mosaic

Metodologia

O Mapa da Inadimplência nas cidades do ABCD foi realizado levando em consideração as informações disponibilizadas pelas empresas concedentes de crédito à Serasa Experian. Para este estudo, foram avaliadas as dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00.

Veja as dicas da Serasa para sair do vermelho

  1. Coloque as contas na ponta do lápis

Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas. Uma planilha de orçamento doméstico pode ajudar, como o modelo do link: www.serasaconsumidor.com.br/planilhafinanceira

  1. Não tenha receio de olhar para as dívidas que saíram do controle: quanto você já pagou? Qual o valor devido?
  2. Eleja as prioridades

Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados, como, por exemplo, cartão de crédito e cheque especial.

  1. Renegocie a dívida

O Super Feirão Limpa Nome da Serasa – que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, na versão presencial, e se estende até o dia 8 de maio na internet – tem como proposta aproximar consumidor e credor e facilitar a renegociação de dívidas atrasadas, contribuindo para diminuir a inadimplência e reabilitar o crédito do cidadão.

“Muitos clientes esquecem que, ao assinar uma renegociação, estão assumindo um novo débito que terá prazos a ser cumprido. O não pagamento gerará mais transtornos, além de uma nova restrição”, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

  1. A nova dívida cabe no bolso?

O consumidor deve ouvir a proposta e, se não estiver de acordo, fazer uma contraproposta, considerando as contas feitas previamente. “O importante é que, depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Leandro.

  1. Cumpra os novos prazos de pagamento até o final
  2. Certifique-se que seu credor esteja no Feirão

Outra recomendação é que o consumidor certifique-se de que seu credor esteja participando do Super Feirão Limpa Nome da Serasa na versão presencial antes de ir até o local. No site do SerasaConsumidor (www.serasaconsumidor.com.br), basta fazer um cadastro e realizar a consulta.

  1. Tenha clara sua real condição financeira no momento da renegociação: quanto pode ser disponibilizado de seu orçamento para quitar a dívida atrasada? Existe alguma renda extra (venda de algum bem, bonificação salarial etc.) que lhe permita fazer uma proposta à vista?
  2. Não tenha vergonha de pedir ajuda a alguém confiável

O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Peça ajuda para parentes ou amigos de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.

  1. No caso do Feirão Limpa Nome em São Paulo, não esqueça de levar seu CPF e um documento de identificação com foto.
  2. Corte gastos supérfluos

Para quem perdeu o controle dos gastos e passou a colecionar dívidas, uma maneira eficiente de resolver a situação, segundo os especialistas da Serasa, é fazer dinheiro. Dependendo do tamanho da conta, vender bens – como carro e imóvel – é uma saída viável. Porém, quando não há essa possibilidade, o recomendado é fazer cortes radicais na lista de consumo, separando o que é imprescindível.

Veja abaixo as opções da Serasa para quem quer ficar no azul:

Feirão em São Paulo

Quem mora na capital paulista e Grande São Paulo pode renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes, no CEU Caminho do Mar – Jabaquara, (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP), das 8h às 18h, até 2 de maio. O consumidor deverá comparecer munido de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho).

 As empresas participantes do Feirão presencial em São Paulo são: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Recovery, HSBC/Losango, Santander, Santander Financiamentos, Fundo de Renegociação de Débitos e Eletropaulo.

Os consumidores que comparecerem ao CEU Caminho do Mar, além de renegociar pendências financeiras e colocar as contas em dia, poderão contar, pela primeira vez, com serviços de cidadania, como retirada de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, orientação jurídica, acesso a vagas de empregos, cursos de capacitação profissional, habilitação para o seguro-desemprego, serviços voltados ao microempreendedor individual, entre outros.

Para o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, a ideia deste Feirão é oferecer serviços integrados à população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social. “Essas ações visam estreitar o relacionamento da Serasa com o consumidor, com respeito e qualidade de atendimento”, diz.

Os consumidores que comparecerem também podem participar de palestras gratuitas de educação financeira, com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento. Os bate-papos serão ministrados por funcionários da Serasa Experian, voluntários do Sonhos Reais, programa de educação financeira da empresa.

O cidadão também pode abrir o seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Na medida em que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas identificam os bons pagadores, fazem ofertas mais atraentes. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita. Mais informações www.cadastropositivo.com.br

Veja lista completa dos serviços gratuitos de cidadania no Feirão de São Paulo:

 

  • Centro de Apoio ao Trabalho – CAT

 Para ser atendido na unidade do CAT Móvel o consumidor deve ter em mãos RG, CPF, nº do PIS e Carteira de Trabalho. Já para o microempreendedor individual é necessário RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço. Confira as opções disponíveis:

 Serviços ao cidadão:

  • Serviços de intermediação de mão de obra,
  • Emissão da carteira de trabalho (1ª e 2ª vias),
  • Inscrição em cursos de capacitação profissional,
  • Habilitação ao seguro-desemprego

 

Microempreendedor individual:

  • Formalização,
  • Impressão Certificado do MEI,
  • Impressão Carnê de Pagamento Mensal,
  • Impressão Carnê de Pagamento Vencido,
  • Impressão do Comprovante de Inscrição e de situação cadastral (CNPJ),
  • Impressão do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) – Prefeitura,
  • Orientação sobre NF- Nota Fiscal (Comercio e Prestação de Serviços),
  • Declaração Anual de Rendimentos,
  • Orientação sobre Inscrição Estadual (Somente o MEI Formalizado no ramo de comércio e indústria terá a inscrição estadual – IE),
  • Alteração e Cancelamento
  • Serviço da Serasa Experian de acompanhamento do CNPJ gratuito por 30 dias. Por meio da ferramenta MeProteja Empresas, o microempreendedor recebe avisos por e-mail caso aconteça inclusão de anotações negativas. Para se cadastrar, basta acessar o site meprotejaempresas.com.br, selecionar o plano mensal sem sócios e inserir o CNPJ e o e-mail para finalizar o cadastro. No carrinho, é necessário informar o código “SUPERFEIRÃO” no campo “cupom de desconto”.

Centro de Integração da Cidadania (CIC Casa da Cidadania) – 28, 29 e 30 de abril

Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito

Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – 28, 29 e 30 de abril

O Juizado facilitará o acesso da população à Justiça. O itinerante tem a mesma competência dos juizados especiais cíveis: atende causas de até 20 salários mínimos sem advogado e de 20 a 40 salários mínimos com advogado.

As questões mais frequentes do itinerante se referem a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito. Qualquer pessoa maior de 18 anos, portando RG, pode procurar o atendimento e entrar com uma ação. É preciso saber nome e endereço do réu.

  • Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) -1º e 2 de maio
  • Prestar serviços de orientação aos consumidores

Como chegar?

 Via Metrô Jabaquara (Sentido Bairro)

Terminal Intermunicipal Jabaquara

Linha 290 – Diadema (Terminal Metropolitano Diadema) – Descer na Parada Bom Clima

5106-10 Largo São Francisco (circular)

  • 5106-21 Shopping Ibirapuera (circular)
  • 5106-31 Jardim Selma
  • 5290-10 Div. Diadema
  • 576j-10 Santo Amaro
  • 576m-10 V. Clara
  • 5791-10 Eldorado

Desembarque na av. eng. armando de arruda pereira, 5271 ref.: estrada antiga do mar.

Via Diadema/São Bernardo (Sentido São Paulo)

287 – Diadema (Terminal Metropolitano de Diadema)

  • Sao Bernardo do Campo (terminal metropolitano Ferrazopolis)/ Sao Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)
  • Diadema (terminal metropolitano Piraporinha)/ Sao Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)
  •  Diadema (terminal metropolitano Diadema)/ Sao Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)

Para saber mais sobre os produtos e serviços SerasaConsumidor, consulte o site http://www.serasaconsumidor.com.br

Palestras

Durante o Feirão no CEU Caminho do Mar, o consumidor terá acesso a palestras gratuitas de educação financeira, com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento. As palestras serão ministradas por voluntários da Serasa durante todos os dias.

Feirão pela internet para todo o Brasil

Quem optar pelo Super Feirão Online, pode acessar o serviço gratuito e aberto 24 horas por dia. Durante o Super Feirão (até 8 de maio), a ferramenta conta com a participação de mais empresas de diferentes setores, que oferecem descontos e condições especiais. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

As empresas participantes do Feirão Online são: Academia Olímpico, AES Eletropaulo, Ana Paula Aparecida Barbosa Móveis, Ativos, Bahamas Card, Banco do Brasil, Banco Honda, Banco Itaucard, Banco Pan, Cartões American Express, Casas Bahia, Celpe, Centro Educacional de Piraporinha, Cia Brasileira de Vidros Plano, CNA Vila Maria, CNA Itaquaquecetuba, Coelba, Colégio Dom Pedro, Colégio Fundamental Santa Marta, Colégio Zelinda, Confecções Tucuma, Cosern, Credsystem, Diamante Comercio de Tintas, Ecapre Esc Capacitação, Farmácia Santana, Financeira Itaú CBD S/A, Frei Caneca Materiais para Construção, GVT, Hipercard ADM Cartões Credito, HSBC, Intelig, Itaú, Itaú Unibanco Financeira S/A, Itaucred, Leader Card, Losango, Luizacred S/A, Mz Imobiliária, Porto Seguro Cartões, Portocred, Recovery, Santander, Santander financiamentos, Tégula Soluções para Telhado, TIM celular, Unimarka Distribuidora, UNS, Vical e Vivo.

Para participar, basta entrar no www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página, onde estarão listadas todas as empresas do Limpa Nome Online, bem como as dívidas pendentes.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, aparecem as dívidas em atraso e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail e/ou chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar. Em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta já feita pelo credor. Todas as propostas são apresentadas de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, poderá efetuar o acesso de qualquer computador.

Agenda

Feirão Limpa Nome – São Paulo (com fácil acesso aos moradores do ABCD)

Data: de 28 de abril a 02 de maio.

Horário: das 8h às 18h.

Local: CEU Caminho do Mar – Jabaquara.

Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP.

Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

Feirão Limpa Nome Online

Data: de 28 de abril a 08 de maio.

Horário: 24 horas

Para participar, basta entrar no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um simples cadastro.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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