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Um em cada quatro paulistanos está inadimplente

29/04/2015

Em média, cada morador de São Paulo possui 3,2 dívidas em atraso; Zona Leste concentra o maior número de inadimplentes. Super Feirão Limpa Nome oferece descontos especiais aos consumidores de todo país para a renegociação de dívidas

Uma em cada quatro pessoas está inadimplente na cidade de São Paulo, é o que revela um estudo inédito da Serasa Experian. Cada CPF paulistano negativado tem, em média, 3,2 dívidas em atraso, e deve em média R$ 5.310,00. Para este estudo, foram avaliadas as dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00 de quase 11 milhões de pessoas.

Entre as regiões mais inadimplentes, a Zona Leste lidera, com 26,9% dos moradores negativados. A quantidade média de dívidas em atraso por habitante desta região é de 3,3, sendo que cada morador da Zona Leste deve em média R$ 5.053,00. Em seguida, a Zona Norte, com 26,1% dos moradores inadimplentes, com uma média de 3,3 dívidas em atraso e uma dívida média de R$ 5.296,00 por CPF. A Zona Oeste está em terceiro lugar, com 23,4%. As pessoas dessa localidade devem em média R$ 5.227,00, sendo uma média de 3,2 dívidas.

A Zona Sul possui um índice de 23,1% de moradores negativados, que devem em média R$ 5.305,00 e possuem uma média de 3,2 dívidas em atraso. Os moradores do Centro, embora tenha a menor participação de inadimplentes, de 15,8%, contabilizam, em média, 4 dívidas por CPF, e devem em média R$ 7.560,00.

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De acordo com os economistas da Serasa, há uma forte correlação entre a taxa de inadimplência e as pessoas que têm menor renda. Quanto menor a renda, maior a dificuldade de formação de poupança ou de ter um dinheiro extra para quando surge um imprevisto. Dados da Serasa apontam que 57,3% dos moradores da Zona Leste ganham até dois salários mínimos. Em relação à Zona Norte, 54,9% dos habitantes ganham até dois salários mínimos. Na Zona Oeste, esse percentual é 52,3%. Já 51,2% dos moradores da Zona Sul ganham até dois salários mínimos. No Centro, esse percentual é de 49,6%.

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Metodologia

O Mapa da Inadimplência da cidade de São Paulo foi realizado levando em consideração as informações disponibilizadas pelas empresas concedentes de crédito à Serasa Experian. Para a consideração de inadimplência, foram avaliadas dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00 de quase 11 milhões de pessoas.

Veja as dicas da Serasa para sair do vermelho

  1. Coloque as contas na ponta do lápis

Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas. Uma planilha de orçamento doméstico pode ajudar, como o modelo do link: www.serasaconsumidor.com.br/planilhafinanceira

  1. Não tenha receio de olhar para as dívidas que saíram do controle: quanto você já pagou? Qual o valor devido?
  2. Eleja as prioridades

Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados, como, por exemplo, cartão de crédito e cheque especial.

  1. Renegocie a dívida

O Super Feirão Limpa Nome da Serasa – que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, na versão presencial, e se estende até o dia 8 de maio na internet – tem como proposta aproximar consumidor e credor e facilitar a renegociação de dívidas atrasadas, contribuindo para diminuir a inadimplência e reabilitar o crédito do cidadão.

“Muitos clientes esquecem que, ao assinar uma renegociação, estão assumindo um novo débito que terá prazos a ser cumprido. O não pagamento gerará mais transtornos, além de uma nova restrição”, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

  1. A nova dívida cabe no bolso?

O consumidor deve ouvir a proposta e, se não estiver de acordo, fazer uma contraproposta, considerando as contas feitas previamente. “O importante é que, depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Leandro.

  1. Cumpra os novos prazos de pagamento até o final
  2. Certifique-se que seu credor esteja no Feirão

Outra recomendação é que o consumidor certifique-se de que seu credor esteja participando do Super Feirão Limpa Nome da Serasa na versão presencial antes de ir até o local. No site do SerasaConsumidor (www.serasaconsumidor.com.br), basta fazer um cadastro e realizar a consulta.

  1. Tenha clara sua real condição financeira no momento da renegociação: quanto pode ser disponibilizado de seu orçamento para quitar a dívida atrasada? Existe alguma renda extra (venda de algum bem, bonificação salarial etc.) que lhe permita fazer uma proposta à vista?
  2. Não tenha vergonha de pedir ajuda a alguém confiável

O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Peça ajuda para parentes ou amigos de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.

  1. No caso do Feirão Limpa Nome em São Paulo, não esqueça de levar seu CPF e um documento de identificação com foto.
  2. Corte gastos supérfluos

Para quem perdeu o controle dos gastos e passou a colecionar dívidas, uma maneira eficiente de resolver a situação, segundo os especialistas da Serasa, é fazer dinheiro. Dependendo do tamanho da conta, vender bens – como carro e imóvel – é uma saída viável. Porém, quando não há essa possibilidade, o recomendado é fazer cortes radicais na lista de consumo, separando o que é

Veja abaixo as opções da Serasa para quem quer ficar no azul:

Feirão Limpa Nome – São Paulo

Quem morar na cidade de São Paulo pode renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes no CEU Caminho do Mar – Jabaquara, (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP), das 8h às 18h, munido de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho). Todas as instituições participantes do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a renegociação. Para isso, as empresas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada consumidor.

Além de colocarem a sua vida financeira em dia e terem acesso ao crédito, os consumidores que comparecerem ao feirão de São Paulo, pela primeira vez, contarão com serviços de cidadania, orientação jurídica, acesso a vagas de empregos, documentação e outros.

De acordo com o superintendente do SerasaConsumidor, a ideia deste Feirão é promover serviços integrados à população, como inclusão social e financeira e cidadania às pessoas que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social. “Essas ações visam estreitar o relacionamento da Serasa com o consumidor, com respeito e qualidade”, diz Leandro.

Ainda segundo o executivo, a oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. “Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

Serviços gratuitos e inéditos ao consumidor

No Feirão de São Paulo, de 28 de abril a 02 de maio, os cidadãos poderão contar com os serviços do:

  • Centro de Apoio ao Trabalho – CAT
  • serviços de intermediação de mão de obra,
  • emissão da carteira de trabalho,
  • inscrição em cursos de capacitação profissional,
  • habilitação ao seguro-desemprego, entre outros.

 

Para ser atendido, na unidade do CAT Móvel, o consumidor deve ter em mãos RG, CPF, nº do PIS e Carteira de Trabalho.

  • Centro de Integração da Cidadania (CIC Casa da Cidadania) (28, 29 e 30 de abril)
  • Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito)
  •  Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (28, 29 e 30 de abril)
  • O Juizado facilitará o acesso da população à Justiça. O itinerante tem a mesma competência dos juizados especiais cíveis, ou seja, atende causas de até 20 salários mínimos sem advogado e de 20 a 40 salários mínimos com advogado.

As questões mais frequentes do itinerante se referem a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito. Qualquer pessoa maior de 18 anos, portando RG, pode procurar o atendimento e entrar com uma ação. É preciso saber nome e endereço do réu.

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) (01 e 02 de maio)

  • prestar serviços de orientação aos consumidores

Ainda no Feirão de São Paulo, o consumidor terá palestras gratuitas: de educação financeira, com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento, ministradas por voluntários da Serasa, e sobre quando a compra vira doença, ministrada por especialistas do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo.

Feirão Limpa Nome Online

Cidadãos de outras cidades não vão ficar de fora e poderão participar do Super Feirão na versão online para renegociar pendências financeiras e limpar o nome. A Serasa oferece aos consumidores que buscam quitar dívidas o Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto 24 horas e todos os dias do ano. Durante o Super Feirão, o Limpa Nome Online conta com a participação muitas empresas de diferentes setores, oferecendo descontos especiais. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

Para participar, basta entrar no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. Após isso, o consumidor será levado a uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar suas pendências.

Comece sua história positiva

No Feirão Limpa Nome de São Paulo, os consumidores poderão abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. “De uma vez só, o cidadão terá a oportunidade de renegociar suas dívidas, regularizar sua situação financeira e, ao entrar para a lista de bons pagadores, começar a construir sua história positiva no mercado de crédito”, diz Leandro.

O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Á medida que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas consigam identificar os bons pagadores, farão ofertas mais atraentes para eles. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita.

Mais informações www.cadastropositivo.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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