Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Feirão Limpa Nome com número recorde de empresas participantes

28/04/2015

Evento para o consumidor renegociar dívidas com descontos e condições especiais acontece nas versões presencial e online, com a participação de 59 empresas; no CEU Caminho do Mar, além de colocar a vida financeira em dia, a população terá acesso gratuito a serviços jurídicos, segunda via de certidões de nascimento e casamento, além de informações sobre vagas de empregos, entre outros

 Começou hoje, dia 28 de abril, o Super Feirão Limpa Nome da Serasa: na capital paulista, o evento acontece no CEU Caminho do Mar, no bairro do Jabaquara, até o sábado, dia 2 de maio. Já pela internet, o feirão online estará disponível para todo o país até o dia 8 de maio. Esta edição terá número recorde de 59 credores de vários segmentos, oferecendo descontos e condições especiais para o consumidor quitar sua dívida e limpar o nome.

Os consumidores que comparecerem ao CEU Caminho do Mar, além de renegociar pendências financeiras e colocar as contas em dia, poderão contar, pela primeira vez, com serviços de cidadania – como retirada de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito –, orientação jurídica, acesso a vagas de empregos, habilitação para o seguro-desemprego e serviços voltados ao microempreendedor individual, entre outros. A ação é organizada pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão.

De acordo com o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, a ideia deste Feirão é oferecer serviços integrados à população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social. “Essas ações visam estreitar o relacionamento da Serasa com o consumidor, com respeito e qualidade de atendimento”, diz.

Segundo os especialistas, o Super Feirão da Serasa poderá beneficiar cerca de 40% da população adulta do país com mais de 18 anos, que está inadimplente.

As empresas participantes do Feirão presencial em São Paulo são: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Recovery, HSBC/Losango, Santander, Santander Financiamentos, Fundo de Renegociação de Débitos e Eletropaulo.

Já as empresas participantes do Feirão Online são: Academia Olímpico, AES Eletropaulo, Ana Paula Aparecida Barbosa Móveis, Ativos, Bahamas Card, Banco do Brasil, Banco Honda, Banco Itaucard, Banco Pan, Cartões American Express, Casas Bahia, Celpe, Centro Educacional de Piraporinha, Cia Brasileira de Vidros Plano, CNA Vila Maria, CNA Itaquaquecetuba, Coelba, Colégio Dom Pedro, Colégio Fundamental Santa Marta, Colégio Zelinda, Confecções Tucuma, Cosern, Credsystem, Diamante Comercio de Tintas, Ecapre Esc Capacitação, Farmácia Santana, Financeira Itaú CBD S/A, Frei Caneca Materiais para Construção, GVT, Hipercard ADM Cartões Credito, HSBC, Intelig, Itaú, Itaú Unibanco Financeira S/A, Itaucred, Leader Card, Losango, Luizacred S/A, Mz Imobiliária, Porto Seguro Cartões, Portocred, Recovery, Santander, Santander financiamentos, Tégula Soluções para Telhado, TIM celular, Unimarka Distribuidora, UNS, Vical e Vivo.

Antes de renegociar

O consumidor deve se preparar para renegociar de maneira consciente, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova conta, escolhendo condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento. “Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e, se não estiver de acordo, fazer uma contraproposta até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que, depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Júlio.

Feirão em São Paulo

Quem mora na capital paulista e Grande São Paulo pode renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes, no CEU Caminho do Mar – Jabaquara, (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP), das 8h às 18h, entre os dias 28 de abril e 2 de maio. O consumidor deverá comparecer munido de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho).

Os consumidores que comparecerem também podem participar de palestras gratuitas de educação financeira, com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento. Os bate-papos serão ministrados por funcionários da Serasa Experian, voluntários do Sonhos Reais, programa de educação financeira da empresa.

O cidadão também pode abrir o seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Na medida em que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas identificam os bons pagadores, fazem ofertas mais atraentes. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita. Mais informações www.cadastropositivo.com.br

Ainda no evento, a população da região conta com serviços gratuitos de cidadania. Veja lista completa abaixo:

 

  • Centro de Apoio ao Trabalho – CAT

 Para ser atendido na unidade do CAT Móvel o consumidor deve ter em mãos RG, CPF, nº do PIS e Carteira de Trabalho. Já para o microempreendedor individual é necessário RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço. Confira as opções disponíveis: 

Serviços ao cidadão:

  • Serviços de intermediação de mão de obra,
  • Emissão da carteira de trabalho (1ª e 2ª vias),
  • Inscrição em cursos de capacitação profissional,
  • Habilitação ao seguro-desemprego

 

 

Microempreendedor individual:

  • Formalização,
  • Impressão Certificado do MEI,
  • Impressão Carnê de Pagamento Mensal,
  • Impressão Carnê de Pagamento Vencido,
  • Impressão do Comprovante de Inscrição e de situação cadastral (CNPJ),
  • Impressão do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) – Prefeitura,
  • Orientação sobre NF- Nota Fiscal (Comercio e Prestação de Serviços),
  • Declaração Anual de Rendimentos,
  • Orientação sobre Inscrição Estadual (Somente o MEI Formalizado no ramo de comércio e indústria terá a inscrição estadual – IE),
  • Alteração e Cancelamento
  • Serviço da Serasa Experian de acompanhamento do CNPJ gratuito por 30 dias. Por meio da ferramenta MeProteja Empresas, o microempreendedor recebe avisos por e-mail caso aconteça inclusão de anotações negativas. Para se cadastrar, basta acessar o site meprotejaempresas.com.br, selecionar o plano mensal sem sócios e inserir o CNPJ e o e-mail para finalizar o cadastro. No carrinho, é necessário informar o código “SUPERFEIRÃO” no campo “cupom de desconto”.

 

  • Centro de Integração da Cidadania (CIC Casa da Cidadania) – 28, 29 e 30 de abril

 

  • Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito

 

  • Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – 28, 29 e 30 de abril

 

  • O Juizado facilitará o acesso da população à Justiça. O itinerante tem a mesma competência dos juizados especiais cíveis: atende causas de até 20 salários mínimos sem advogado e de 20 a 40 salários mínimos com advogado.

 

As questões mais frequentes do itinerante se referem a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito. Qualquer pessoa maior de 18 anos, portando RG, pode procurar o atendimento e entrar com uma ação. É preciso saber nome e endereço do réu.

 

  • Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) -1º e 2 de maio

 

  • Prestar serviços de orientação aos consumidores

 

Feirão pela internet para todo o Brasil

 

Quem optar pela internet, pode acessar Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto 24 horas por dia. Durante o Super Feirão (de 28 de abril a 8 de maio), a ferramenta conta com a participação de mais empresas de diferentes setores, que oferecem descontos e condições especiais. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

 

Para participar, basta entrar no www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página, onde estarão listadas todas as empresas do Limpa Nome Online, bem como as dívidas pendentes.

 

Ao escolher e clicar no nome da empresa, aparecem as dívidas em atraso e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail e/ou chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar. Em alguns casos é possível que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta já feita pelo credor. Todas as propostas são apresentadas de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

 

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, poderá efetuar o acesso de qualquer computador.

 

AGENDA

Feirão Limpa Nome – São Paulo – SP

Data: de 28 de abril a 02 de maio.

Horário: das 8h às 18h.

Local: CEU Caminho do Mar – Jabaquara.

Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP.

Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

Feirão Limpa Nome Online

Data: de 28 de abril a 08 de maio.

Horário: 24 horas

Para participar, basta entrar no www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e preencher um cadastro.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.