Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Feirão Serasa vai intermediar vagas de emprego e serviços ao MEI

23/04/2015

Edição acontece simultaneamente em duas versões, online e presencial. Em São Paulo, cidadãos além de colocarem a sua vida financeira em dia e terem acesso ao crédito, poderão contar com serviços do CIC, Procon-SP, Juizado Itinerante e CAT

De acordo com o último Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, as altas das taxas de juros, de inflação e do desemprego determinaram elevação dos níveis de inadimplência do consumidor neste primeiro trimestre de 2015 para 15,8%. Em meio a este cenário de crise, o SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, vai também intermediar no Super Feirão Limpa Nome, que começa dia 28, vagas de emprego.

Além de os cidadãos renegociarem suas dívidas por meio de condições especiais e terem acesso ao crédito, uma parceria entre a Serasa e o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) vai oferecer às pessoas que comparecerem na versão física intermediação de mão de obra, inscrição em cursos de capacitação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e serviços ao microempreendedor individual.

“A ideia da parceria é promover serviços integrados de qualidade à população, como inclusão financeira e social àqueles que vivem em regiões de alta vulnerabilidade”, diz o Superintende do SerasaConsumidor, Julio Leandro. “Essas ações visam estreitar o relacionamento direto da Serasa o consumidor, com respeito e qualidade”, diz.

Neste ano, o Super Feirão acontece em duas versões – presencial e online. Nas edições anteriores, descontos chegaram a 95%. O Super Feirão da Serasa poderá beneficiar cerca de 40% da população adulta do país, com mais de 18 anos que está inadimplente.

Veja abaixo as opções da Serasa para quem quer ficar no azul:

Feirão Limpa Nome – São Paulo

Quem morar na cidade de São Paulo pode renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes no CEU Caminho do Mar – Jabaquara, (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP), das 8h às 18h, munido de CPF e documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho), ou se preferirem, os consumidores podem aproveitar a versão online do Limpa Nome. Todas as instituições participantes do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Para isso, as empresas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada consumidor.

Segundo Leandro, a oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. “Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

Os consumidores que comparecerem ao feirão de São Paulo, pela primeira vez, poderão contar com serviços de cidadania, orientação jurídica e ao cidadão, acesso a vagas de empregos, documentação e outros.

Serviços gratuitos e inéditos ao consumidor

No Feirão de São Paulo, de 28 de abril a 02 de maio, os cidadãos poderão contar com os serviços do

  • Centro de Apoio ao Trabalho – CAT
  • Serviços de intermediação de mão de obra,
  • Emissão da carteira de trabalho (1ª e 2ª vias),
  • Inscrição em cursos de capacitação profissional,
  • Habilitação ao seguro-desemprego

Microempreendedor individual:

  • Formalização,
  • Impressão Certificado do MEI,
  • Impressão Carnê de Pagamento Mensal,
  • Impressão Carnê de Pagamento Vencido,
  • Impressão do Comprovante de Inscrição e de situação cadastral (CNPJ),
  • Impressão do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) – Prefeitura,
  • Orientação sobre NF- Nota Fiscal (Comercio e Prestação de Serviços),
  • Declaração Anual de Rendimentos,
  • Orientação sobre Inscrição Estadual (Somente o MEI Formalizado no ramo de comércio e indústria terá a inscrição estadual – IE),
  • Alteração e Cancelamento

Para ser atendido, na unidade do CAT Móvel, o consumidor deve ter em mãos RG, CPF, nº do PIS e Carteira de Trabalho. Já o microempreendedor individual, é necessário RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço.

  • Centro de Integração da Cidadania (CIC Casa da Cidadania) (28, 29 e 30 de abril)
  • Segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito)
  • Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (28, 29 e 30 de abril)
  • O Juizado facilitará o acesso da população à Justiça. O itinerante tem a mesma competência dos juizados especiais cíveis, ou seja, atende causas de até 20 salários mínimos sem advogado e de 20 a 40 salários mínimos com advogado.

As questões mais frequentes do itinerante se referem a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, conflitos de vizinhança e acidentes de trânsito. Qualquer pessoa maior de 18 anos, portando RG, pode procurar o atendimento e entrar com uma ação. É preciso saber nome e endereço do réu.

  • Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) (01 e 02 de maio)
  • Prestar serviços de orientação aos consumidores

Ainda no Feirão de São Paulo, o consumidor terá palestras gratuitas: de educação financeira, com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento, ministradas por voluntários da Serasa.

Feirão Limpa Nome Online

Cidadãos de outras cidades não vão ficar de fora e poderão participar do Super Feirão na versão online para renegociar pendências financeiras e limpar o nome. A Serasa oferece aos consumidores que buscam quitar dívidas o Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto 24 horas e todos os dias do ano. Durante o Super Feirão, o Limpa Nome Online conta com a participação muitas empresas de diferentes setores, oferecendo descontos especiais. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

Para participar, basta entrar no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. Após isso, o consumidor será levado a uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar suas pendências.

Consumidor deve se preparar antes

O consumidor deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

“Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Leandro.

Comece sua história positiva

No Feirão Limpa Nome de São Paulo, os consumidores poderão abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta para proteger não só as empresas da inadimplência, mas também os próprios consumidores do consumo imprudente. “De uma vez só, o cidadão terá a oportunidade de renegociar suas dívidas, regularizar sua situação financeira e, ao entrar para a lista de bons pagadores, começar a construir sua história positiva no mercado de crédito”, diz Leandro.

O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. Á medida que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas consigam identificar os bons pagadores, farão ofertas mais atraentes para eles. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita.

Mais informações www.cadastropositivo.com.br

Agenda

Feirão Limpa Nome – São Paulo – SP.

Data: de 28 de abril a 02 de maio.

Horário: das 8h às 18h.

Local: Ceu Caminho do Mar – Jabaquara.

Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro, São Paulo – SP.

Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

Feirão Limpa Nome Online

Data: de 28 de abril a 08 de maio.

Horário: 24 horas

Para participar, basta entrar no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um simples cadastro.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.