Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Teste do Serasa sobre sofrimento provocado pelo superendividamento

16/03/2015

Teste, que pode ser feito pela internet, no link www.serasaconsumidor.com.br/teste, é fruto de parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo os especialistas desta instituição, o descontrole da vida financeira pode levar a ao sofrimento psíquico. As questões promovem uma autoanálise sobre as consequências emocionais negativas geradas pelo consumo sem critérios

  Dores de cabeça, de estômago, ansiedade, medo, depressão. Esses são apenas alguns sintomas, que podem ser vivenciados por parte das 54 milhões de pessoas que começaram o ano inadimplentes, cerca de 40% da população adulta do país. Poderíamos imaginar que uma injeção de capital é o remédio para curar as pessoas que se encontram nessa situação. Mas, na maioria dos casos, o alívio seria passageiro. Mesmo com as contas saneadas, o verdadeiro motivo que leva a pessoa a comprometer seu orçamento além da capacidade de pagamento, continuaria ali, inabalável. E, na primeira oportunidade, o ciclo de desorganização financeira recomeçaria.

Para ajudar o consumidor a identificar até que ponto as dívidas atrasadas estão contribuindo para perda de qualidade de vida e comprometendo seu estado emocional, a Serasa Experian – em parceria com o Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo – apresenta um teste, que visa identificar e provocar a reflexão sobre os danos emocionais gerados pelo endividamento. Este teste é um rastreio confiável para estresse emocional desenvolvido para estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi adaptado para o Brasil pelo médico psiquiatra e professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Jair de Jesus Mari, e pelo professor sênior do Instituto de Psiquiatria de Londres, Paul Williams.

“O teste não faz um diagnóstico, mas dá pistas para uma reflexão mais profunda e pode indicar a necessidade de o consumidor buscar tratamento psicológico para lidar com a questão”, alerta a psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente da ONG Associação Viver Bem.

Segundo Filomensky, independentemente dos motivos que levam à desorganização financeira, é comum que problemas dessa ordem gerem distúrbios emocionais, impactando as relações familiares, sociais e profissionais. “Dificuldade em se concentrar nas atividades, perda de apetite, transtornos do sono, ansiedade, irritação ou mesmo choro fácil também estão entre os problemas apresentados por quem vive a situação de gastar mais do que o orçamento permite”, diz a psicóloga. “Há quadros em que o consumidor inadimplente chega a ter ideias suicidas, tamanha a dimensão que o problema representa. Por isso, em alguns casos, o caminho mais indicado para quebrar o ciclo vicioso gerado por comprar além das possibilidades, ficar inadimplente e sofrer por isso é – paralelamente às renegociações das dívidas atrasadas – procurar ajuda profissional especializada de um psicólogo ou de um profissional de saúde mental.”

O superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, concorda. Para ele, o teste ajuda os consumidores a reconhecerem que existem problemas sérios por detrás da inadimplência e que o dinheiro nem sempre é a única solução. “É evidente que as providências de ordem prática, como reconhecimento das dívidas atrasadas e a renegociação junto aos credores, devem ser a primeira ação de quem perdeu as rédeas das finanças. Mas o teste vai além e pode dar pistas sobre questões de bastidores que levam as pessoas a gastar mais do que ganham e – pior ainda – a sofrer física e mentalmente por isso.”

Outra questão gerada pela desorganização financeira afeta diretamente a qualidade das decisões dos endividados. De acordo com um estudo feito por psicólogos e economistas nas universidades de Princeton e Harvard (EUA), a falta de dinheiro compromete a capacidade de pensar e todas as demais decisões se tornam lentas e imprecisas.

Pré-teste

Para identificar seu perfil financeiro/comportamental, responda sim ou não para cada uma das questões abaixo:

  • Gasta mais de 30% da sua renda mensal com prestações de financiamento (casa, carro, carnê do varejo, crédito pessoal, consignado, crédito tomado no cartão)?
  • Gasta mais do que 15% da sua renda mensal com prestações de financiamento sem garantias, ou seja, todas as citadas acima exceto carro, casa e crédito consignado?

 

  • Você se vê impossibilitado de pagar, com seu rendimento mensal, as dívidas atuais e futuras, sem comprometer o próprio sustento ou de sua família?

 

Se você respondeu “sim” para ao menos uma das perguntas acima, clique no link abaixo e faça o teste para avaliar se suas dívidas estão interferindo no seu estado emocional:

www.serasaconsumidor.com.br/teste

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.