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Maioria das fraudes no e-commerce acontece nas madrugadas de quinta

12/03/2015

Os criminosos que atuam na internet para efetuar compras em sites de e-commerce com cartões de crédito de terceiros agem com mais frequência durante a madrugada. Esta é uma das conclusões de um estudo feito pela Serasa Experian, entre os meses de novembro de 2014 e janeiro de 2015, que mostra que a maioria das fraudes deste tipo ocorre entre 1 hora e 5 horas da manhã. Neste horário, o dia da semana preferido dos fraudadores é a quinta-feira, quando são registrados mais golpes durante a madrugada.

Informações deste tipo ajudam as empresas de e-commerce a prevenir fraudes. Uma medida simples que pode diminuir as perdas com golpes online é instituir o boleto como forma única de pagamento durante a madrugada, conforme orienta Marcelo Kekligian, presidente da unidade de negócios de Decision Analytics da Serasa Experian.

“Quanto mais um consumidor compra consecutivamente em um mesmo dia, maior o risco de ser uma fraude. Outra evidência que denota alto risco de golpe são cadastros feitos com endereços de e-mail que não contém nome ou sobrenome do consumidor”, exemplifica Kekligian. “Implementar regras como essas nas lojas online é essencial para evitar fraudes e, consequentemente, a falência de um e-commerce”, afirma.

Segundo estimativa da Serasa Experian, a maioria das lojas virtuais que fecham no Brasil tem como motivo o excesso de prejuízos gerados por fraudes. Estes golpes online acontecem com frequência porque, para efetivar uma venda não presencial com cartão de crédito– compras pela internet ou por telefone – o lojista precisa apenas do número, data de validade e código de segurança do cartão. Sem irregularidades verificadas, como notificação de cancelamento, roubo ou perda, a administradora confirma a operação e inicia-se o processo de emissão para o suposto cliente.

Não é praxe usuários consultarem diariamente a fatura do cartão de crédito. Muitos apenas conferem os gastos próximo da data de pagamento. Dessa forma, o não reconhecimento de uma compra por parte do dono do cartão, cujos dados foram usados indevidamente, só ocorre dias depois de despachada a mercadoria. Acionada pelo verdadeiro cliente, a administradora cancelará o crédito do vendedor, procedimento conhecido como chargeback.

Especialistas da Serasa Experian são dicas para os e-commerces evitarem prejuízos com fraudes, veja abaixo:

1.Boleto na madrugada

 Como a maioria das fraudes no comércio eletrônico ocorrem durante a madrugada, entre 1 hora e 5 horas da manhã, instituir o boleto como única forma de pagamento neste período diminui a chance da loja ser vítima de golpes

2 .Histórico de transações fraudulentas

A criação de um histórico das transações que já foram identificadas como fraudulentas e que geraram os chamados chargebacks impede que novas compras sejam efetuadas pelo mesmo golpista. Apesar de simples, a medida ainda não é adotada pela maioria das lojas virtuais no Brasil e pode impedir perdas geradas por criminosos recorrentes

  1. Checagem de email

Cadastros feitos com endereços de email que não contém nome ou sobrenome do consumidor são mais propensos a efetuar fraude e merecem atenção maior do varejista

  1. Comprador assíduo

Também é importante monitorar os compradores muito assíduos, que fazem compras consecutivas em um mesmo dia, comportamento que pode ser indício de fraude

  1. CPF não basta

No e-commerce, não basta avaliar o risco de fraude apenas com a consulta ao CPF utilizado na compra. É preciso levar em conta outros fatores como o dispositivo utilizado pelo comprador (computador, tablet, smartphone ou TV), cidade, estado e até país de onde vem a compra. Para isso, há ferramentas antifraude específicas que criam regras capazes de apontar fatores suspeitos como, por exemplo, o uso de sites de tradução para realização da compra, que pode indicar fraude internacional. A ferramenta emite um alerta quando o comportamento suspeito é identificado

  1. Blindagem de segurança

Independentemente do porte do comércio eletrônico, é importante utilizar um  certificado digital de servidor para garantir que os dados inseridos na transação (como número do cartão, por exemplo) sejam protegidos por protocolos de segurança SSL (Secure Sockets Layer), que estabelecem uma conexão criptografada na transmissão das informações do consumidor. Lojas que possuem este certificado podem ser identificadas pelo consumidor, pois têm o http do endereço acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda  certificados que ativam um destaque em verde na  barra do navegador, sendo facilmente reconhecido pelo visitante do site. Um ambiente seguro gera menos interesse de fraudadores

  1. Não dificulte a vida do consumidor

Busque soluções de prevenção e detecção a fraudes que sejam eficientes, mas que não dificultem o processo de compra, afugentando os verdadeiros clientes.

8.Comunique as melhorias ao mercado

Por fim, comunique ao mercado os investimentos em segurança e prevenção a fraudes realizados em seu comércio eletrônico como propaganda para atrair novos clientes, mantendo os mau intencionados longe

Sobre o Protectweb

Os Certificados de Servidor SSL Protectweb são voltados para a segurança de transações feitas na internet. A solução é voltada para lojas virtuais ou sites que queiram garantir que seus clientes naveguem seguros no ambiente virtual. Os certificados estão disponíveis em três versões: Protectweb, Protectweb Pro e Protectweb Pro EV, que variam de acordo com o nível de validação para obtenção do certificado.

A solução faz com que as informações recebidas e enviadas, como dados bancários, sejam protegidas por meio de um protocolo de segurança, o SSL (Secure Sockets Layer), que estabelece uma conexão criptografada na transmissão dos dados. Com a solução, as empresas e profissionais liberais garantem uma vantagem competitiva a seus sites, mostrando um ambiente confiável e legítimo com o Selo de Site Seguro da Serasa Experian.

Sobre o Safety

A Serasa Experian oferece ao mercado o Safety, solução inédita para detecção e prevenção a fraudes em transações comerciais não presenciais, incluindo compras com cartões não presentes (CNP). A eficiência do Safety está em três componentes totalmente flexíveis disponibilizados pela tecnologia: a avaliação do risco de fraude do cliente que efetua a transação; a avaliação da reputação de risco do dispositivo (computador, tablet, smartphone ou TV) que acessa o site; e a plataforma voltada à automação da decisão, criada a partir de dados disponíveis sobre a transação avaliada e o histórico de operações feitas pelo consumidor.

Dentre os três, a maior novidade para o mercado brasileiro é o módulo de avaliação da reputação do equipamento. A função considera o risco retroativo associado ao equipamento do qual parte a tentativa de compra. O Safety verificará se já há registros ocorrências de fraude ou informações inconsistentes relacionadas àquele aparelho e seu uso. O grande diferencial deste módulo está na base de mais de 1,4 bilhões dispositivos identificados por meio de uma chave atribuída a cada um, o que possibilita seu reconhecimento em qualquer lugar do mundo, assim como sua reputação. A solução transforma os dados apurados em pontuação de risco, tornando a tomada de decisão do vendedor do e-commerce muito mais segura.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

 

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