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Serasa Consumidor

Após perder os documentos, problemas com dívidas e imposto falso

26/02/2015

Para ajudar a evitar outros transtornos, o empresário Sérgio Campos conta com

o serviço MeProteja, do SerasaConsumidor, que avisa por mensagem de

celular – SMS – todas as vezes que o CPF é consultado pelas empresas

 

São Paulo, 26 de fevereiro de 2015O empresário Sérgio Campos não imaginava que os transtornos com a perda de sua carteira, em 2011, iriam muito além da necessidade de refazer todos os documentos. A primeira surpresa veio em 2013, quando Sérgio recebeu uma notificação judicial, da cidade de Jaguariúna, na região de Campinas (SP). Morador da capital paulista, ele estava sendo processado naquela cidade por ser fiador de uma pessoa que não conhecia, que havia alugado uma casa e não tinha efetuado um ano de pagamento. “Foi uma surpresa bem desagradável, mas me defendi judicialmente e a vida seguiu”, conta. Porém, cerca de um ano mais tarde, já em 2014, o empresário teve mais uma má notícia. “Recebi outra notificação, dessa vez para prestar contas como locatário de um imóvel em Campinas”, diz. “E, para completar, alguns meses mais tarde, ao tentar declarar meu imposto de renda, descobri que ele já havia sido declarado.”

 

Sérgio tomou as providências necessárias para solucionar cada um desses problemas, mas, para evitar ainda mais dor de cabeça, contratou o serviço MeProteja, do SerasaConsumidor. “Utilizando o MeProteja descobri que também estava com três pendências financeiras de uma companhia energética e duas de telefonia.”

 

O MeProteja acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa, o serviço envia instantaneamente uma mensagem de celular – SMS – informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude. “Agora, sempre que alguma consulta ao meu CPF é feita, eu sou prontamente informado e, quando não reconheço o procedimento, tomo as devidas providências com mais agilidade, evitando outros transtornos.”

O serviço também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor. Se o cidadão identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento do SerasaConsumidor que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300.

Como adquirir

A prevenção dos consumidores é a melhor maneira de evitar prejuízos causados por fraudes dessa natureza. Em janeiro de 2015 ocorreram 168.944 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,9 segundos no país.

 

O procedimento para obter o MeProteja é simples: o consumidor deve acessar o link http://serasaconsumidor.com.br/meproteja e fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido. Após a contratação, a pessoa receberá um relatório por e-mail, que a cada quinze dias é reenviado, mesmo que não haja notificações a serem feitas, garantindo a tranquilidade do usuário. O cidadão pode adquirir o MeProteja pagando de R$ 19,90 a R$ 10,00 por mês, dependendo do plano contratado.

 

Modelo de relatório emitido periodicamente:

 

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Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital e TI.
Carolina Pereira 5511 2847-8428 carolina.pereira@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI.
 
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

 

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

 

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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