Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda por crédito abre 2015 em desaceleração

10/02/2015

São Paulo, 10 de Fevereiro de 2015 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 2,5% em janeiro/15 na comparação com dezembro/14. Já na comparação com janeiro/14, houve crescimento de apenas 2,1% na procura por crédito, o menor ritmo de avanço interanual (mês contra o mesmo mês do ano anterior) dos últimos cinco meses.

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a desaceleração do ritmo interanual de crescimento da demanda do consumidor por crédito, logo no primeiro mês do ano, reflete as dificuldades conjunturais que pairam sobre a disposição do consumidor em ampliar seus níveis de endividamento: crediário cada vez mais caro, inflação em ascensão e queda dos índices de confiança dos consumidores.

 

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

04.1

 

As classes de menores rendimentos apresentaram as maiores quedas na busca por crédito em janeiro/15: recuos de 4,7% para quem recebe até R$ 500/mês e de 3,0% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Em seguida, os consumidores com rendas mensais compreendidas entre R$ 1.000 e R$ 2.000, e entre R$ 2.000 e R$ 5.000 tiveram quedas idênticas de 1,8% em janeiro/15 nas suas demandas por crédito. Os consumidores com rendimentos mensais entre R$ 5.000 e R$ 10.000 recuaram em 1,3% sua busca por crédito em janeiro/15 e os que recebem mais de R$ 10.000/mês reduziram em 1,1% a sua demanda por crédito no primeiro mês de 2015.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado (janeiro/14) a maior retração da demanda por crédito aconteceu para aqueles que recebem até R$ 500 por mês: queda de 18,8%. Também houve queda, bem menos acentuada, para os consumidores que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês: recuo interanual de 0,2% em janeiro/15. Já as demais camadas de rendimentos mensais registraram expansões em suas buscas por crédito em janeiro/15 frente a janeiro/14, a saber: altas de 9,0% para consumidores com renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000; de 4,1% para aqueles que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; de 1,4% para a faixa de renda mensal compreendida entre R$ 500 e R$ 1.000; e finalmente alta de 0,3% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000/mês.

 

Análise por região

 

Apenas a região Centro-Oeste registrou avanço da demanda dos seus consumidores por crédito em janeiro/15: aumento de 1,5% frente a dezembro/14. Todas as demais regiões do país acusaram retração nas buscas dos seus consumidores por crédito: -0,8% na região Sul; -0,9% no Norte; -1,8% no Nordeste; e -4,3% no Sudeste.

 

05.1

 

Já em comparação com janeiro/14, excetuando-se as regiões Sul e Nordeste, que acusaram retrações de 3,4% e de 0,3%, respectivamente, nas demandas dos seus consumidores por crédito no primeiro mês de 2015, as demais regiões do país registraram altas: 19,8% no Centro-Oeste; 2,7% no Norte; e 2,1% no Sudeste.

 

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

 

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/

 

Equipe de Relações com a Imprensa

 

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI.
Carolina Pereira 5511 2847-8428 carolina.pereira@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI.
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

 

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.