Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Liquidações de início de ano não evitam recuo da atividade do comércio

05/02/2015

São Paulo, 05 de fevereiro de 2015 – As tradicionais liquidações de janeiro aconteceram mas não foram suficientes para impedir uma retração da atividade varejista no primeiro mês de 2015. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em janeiro 2015 caiu 1,3% em relação ao mês de dezembro/14, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo em janeiro de 2015 foi de 1,5%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o ano começou fraco para a atividade varejista. Taxas de juros que continuam em elevação, confiança dos consumidores ainda em declínio e as pressões sobre o orçamento doméstico ocasionadas por uma série de reajustes e aumentos que ocorreram neste início de ano, afugentaram os consumidores das lojas durante o mês passado.

 

03

 

Motivado pelas tradicionais liquidações de início de ano, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática foi o único que apresentou movimentação positiva em janeiro/15: alta de 4,4% frente a dezembro/14, ajustada sazonalmente.

Dos segmentos que experimentaram recuo em janeiro/15, veículos, motos e peças exibiu a maior retração: queda de 2,8% no primeiro mês do ano e de 10,5% contra janeiro do ano passado.

Também apresentaram variações negativas em janeiro/15 os demais segmentos varejistas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,8%); material de construção (-1,2%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%).

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Você também lê esta notícia em:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

 

Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Carolina Pereira 5511 2847-8428 carolina.pereira@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

 

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.