Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Sem planejamento, viagem de Carnaval pode descontrolar o orçamento

28/01/2015

Com poder de compra enfraquecido, consumidor precisa ter cautela e superendividado deve evitar assumir novos gastos; Carnaval de rua e bailes são opções baratas para aproveitar o feriado; Para quem não abre mão de viajar, dez dicas ajudam a economizar

 

São Paulo, 28 de janeiro de 2014 – Após as festas de fim de ano, a população brasileira aguarda o Carnaval para viajar e se divertir com familiares e amigos. Apesar disso, é importante que o consumidor tenha cautela na hora de assumir uma nova dívida porque o ano de 2015 já começou tirando o sono de muita gente. A série de aumentos em produtos, serviços e impostos diminuíram a renda e o poder de compra da população. “É necessário que o cidadão esteja consciente de que viajar neste momento sem ter feito um bom planejamento pode aumentar o risco de descontrole no orçamento da família”, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

 

Se o cidadão estiver superendividado, a recomendação é que ele evite assumir novos gastos e utilize sua renda mensal disponível para aliviar o bolso. O ano de 2015 terá muitos feriados prolongados, por isso, o passeio pode ser adiado sem prejuízos. “Por mais perto ou rápida que seja, uma viagem sempre traz um gasto alto para o consumidor. Se ele já está na corda bamba, é melhor que não se arrisque e procure alternativas para aproveitar o Carnaval na sua própria cidade”, acrescenta Júlio Leandro.

 

Para curtir o feriado sem precisar viajar, o carnaval de rua e os bailes oferecidos por muitos clubes podem ser ótimas opções. Quem gosta de se fantasiar, pode improvisar utilizando peças que já existem no guarda-roupa ou até mesmo reciclar a fantasia do ano passado. Fazer isso com as crianças pode ser uma excelente brincadeira.

 

Caso o consumidor já esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de entrar em novas dívidas. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários. A Serasa disponibiliza um serviço de renegociação de dívidas pela internet. É o Limpa Nome Online. Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, fazer o cadastro e partir para a negociação.

 

Quem está com as contas em dia e não abre mão de viajar no Carnaval, mas ainda está sem destino certo, pode aproveitar as promoções de última hora. “As agências de turismo, companhias aéreas e sites de compras coletivas confiáveis sempre acabam fazendo liquidações do que ainda não venderam. Pode ser uma boa opção para quem prefere curtir o feriado longe da cidade em que mora”, diz o superintendente.

 

Júlio Leandro também ressalta a importância de o cidadão se proteger de golpes na hora de contratar uma viagem. “Depois de comprar e pagar pelo serviço, o consumidor pode ser surpreendido pelo fechamento da empresa às vésperas da viagem. Esse mal estar pode ser evitado”, diz. Para se proteger e não ter dor de cabeça, qualquer pessoa pode consultar a situação financeira das empresas brasileiras antes de fechar negócio. Com a pesquisa do CNPJ no VocêConsulta Empresas (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da companhia e se ela não está à beira da falência. Também é possível visualizar o endereço, telefone, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.

 

Para ajudar o consumidor que pretende viajar no Carnaval, a Serasa preparou dez dicas para economizar. Confira a seguir:

 

1º Procure e verifique com atenção as promoções de última hora realizadas pelas agências de turismo, companhias aéreas e sites de compras coletivas confiáveis;

 

2º Veja se a empresa escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido às vésperas da viagem. Com uma consulta no valor de R$16,90, o consumidor fica sabendo, por exemplo, se a agência de turismo não está inadimplente e à beira da falência. Para ter informações acesse o link: www.serasaconsumidor.com.br;

 

3ª Pesquise o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo e terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como madrugada, geralmente têm descontos. Avalie também as condições oferecidas por cada empresa e informe-se sobre juros cobrados em caso de parcelamento longo. No caso de passagem aérea, verifique se já estão incluídas as taxas de embarque;

 

4ª Se optar por pacotes de viagem, analise várias agências, pesquise preços, condições de pagamento (parcelamentos e taxas de juros) e outros detalhes;

 

5ª Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O início do ano concentra muitos impostos e contas extras, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com férias etc.;

 

6ª Conte com a ajuda da internet para pesquisar informações sobre os hotéis e pousadas. Procure nos sites de hospedagem, que muitas vezes têm tarifas mais baixas. Também, verifique as despesas não inclusas na estadia, como taxas de serviço e impostos;

 

7ª Quando estiver hospedado, evite consumir os produtos do frigobar. Geralmente, o preço é acima do mercado, além de em alguns lugares serem aplicadas ainda as taxas e impostos. Há hotéis que reservam um espaço no frigobar para produtos comprados pelos hóspedes. Aproveite esta comodidade e compre bebidas e petiscos mais barato no supermercado;

 

8ª Informe-se sobre os preços, segurança e formas de traslados disponíveis no destino. Vários hotéis disponibilizam opções de transporte gratuito para restaurantes e pontos turísticos da cidade.

 

9ª Faça as contas e veja se é ou não vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o carro estiver com a capacidade máxima e segura de pessoas, pode valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião;

 

10ª Programe-se também para as despesas durante a viagem. Use a internet para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros). Em algumas cidades, há museus que oferecem entrada gratuita em um dia determinado na semana. Procure os escritórios de turismo na internet que fornecem este tipo de informação.

 

O consumidor pode conferir mais dicas sobre educação financeira, acessando o site: www.serasaconsumidor.com.br

 

Você também lê esta notícia em: noticias.serasaexperian.com.br

 

Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital e TI.
Carolina Pereira 5511 2847-8428 carolina.pereira@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI.
 
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

 

SerasaConsumidor

 

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

 

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

 

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

 

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.