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Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamentos tem ligeiro recuo em 2014

26/01/2015

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,6% em 2014. Isto significa que durante o ano passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 956 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este nível de pontualidade ficou ligeiramente abaixo do verificado no ano de 2013, conforme exibe o quadro abaixo.

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De acordo com os economistas da Serasa Experian, o ano de 2014 marcou o início de um período conjuntural adverso para as micro e pequenas empresas, caracterizado por taxas de juros em elevação e pela estagnação da economia, dificultado a geração de caixa e encarecendo o seu custo financeiro. Tais fatores afetaram a capacidade das empresas em aprimorar seus pagamentos em dia, interrompendo uma trajetória de melhora que vinha se fazendo presente durante os dois anos anteriores (2012 e 2013).

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em 2014: 96,3%. As micro e pequenas empresas industriais registraram pontualidade de 94,9% e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas de serviços atingiu 94,7% no ano passado.

Em 2014, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 8,3% em relação ao ano anterior (R$ 1.949 contra R$ 1.799). O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 2.035), seguido pelo das empresas comerciais (R$1.965) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.782).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Você também lê esta notícia em http://noticias.serasaexperian.com.br/

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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