Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 0,5% em 2014

12/01/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 0,5% no acumulado do ano de 2014 comparativamente ao ano de 2013. Foi o terceiro ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito já que, no biênio de 2010/ 2011, as expansões da procura do consumidor por crédito foram bem mais expressivas: altas de 16,4% e 7,5%, respectivamente (veja quadro abaixo).

demandacons2015

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inflação, os esforços do consumidor em reduzir seus níveis de endividamento e de inadimplência, a escalada das taxas de juros e do custo do crédito, a alta do dólar e o grau reduzido dos índices de confiança dos consumidores, determinaram um desempenho negativo da demanda do consumidor por crédito no ano de 2014.

Análise por classe de renda pessoal mensal

demandacons20151

No ano de 2014, a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 17,2% frente o ano de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos quase idênticos no ano passado: 3,8% e 3,9%, respectivamente. Os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 exibiram queda de 1,0% em suas demandas por crédito. Apenas os consumidores com rendas intermediárias, isto é, os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais e os que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, registraram aumentos em suas demandas por crédito em 2014: 5,4% e 0,6%, respectivamente.

Análise por região

A queda da procura por crédito no acumulado no ano de 2014 foi mais expressiva na região Sul (3,4%), seguida pelas quedas quase idênticas de 2,2% e de 2,1% verificadas nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente. Na região Sudeste, a demanda do consumidor por crédito ficou praticamente estagnada no ano passado (alta de apenas 0,1% em relação ao ano de 2013). A região Centro-Oeste foi a única que exibiu crescimento da demanda dos seus consumidores por crédito no ano passado: expansão de 7,5% frente ao ano de 2013.

demandacons20152

 

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.