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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 6,0% em novembro

08/12/2014

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 6,0% em novembro/14 na comparação com outubro/14. Já na comparação com novembro/13, houve crescimento de 8,8% na procura por crédito. Contudo, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, a demanda do consumidor por crédito acumula queda de 1,6% perante o período de janeiro a novembro de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor quantidade de dias úteis em novembro/14 frente a outubro/14 (20 contra 23) impactou negativamente a demanda do consumidor por crédito durante o mês passado. Já em relação a novembro de 2013, a ampliação do prazo máximo para a contratação de empréstimos consignados por funcionários públicos e aposentados/pensionista do INSS, anunciada no início de outubro,  e a necessidade de renegociação de dívidas para recuperar o acesso ao crédito, aproveitando o pagamento da primeira parcela do 13º salário podem ter influenciado a maior busca por crédito na sua comparação interanual.

 Análise por classe de renda pessoal mensal

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Em todas as faixas de renda houve queda da demanda por crédito em novembro/14 na comparação com outubro/14. As maiores quedas ocorreram nas camadas de rendas mensais mais elevadas: 8,4% para quem recebe entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês; e 8,3% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais. Para os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, o recuo foi de 7,9% em novembro/14. Já para aqueles cujo rendimento mensal está compreendido entre R$ 1.000 e R$ 2.000, a queda foi de 7,3%. As menores quedas foram observadas nas faixas mais baixas de renda mensal: recuo de 4,5% em novembro/14 para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 e queda de 3,3% para os rendimentos mensais inferiores a R$ 500.

No acumulado do ano (janeiro a novembro de 2014), a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 17,7% frente a janeiro a novembro de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos quase idênticos: 5,0% e 5,2%, respectivamente. Os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 exibiram queda de 2,1% e os que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês diminuíram em 0,7% suas buscas por crédito nos primeiros onze meses de 2014. Apenas os consumidores cujo rendimento se situa entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês avançaram sua procura por crédito: alta de 4,1% frente ao período de janeiro a novembro do ano passado.

Análise por região

A região Sudeste registrou recuo de 7,9% na busca dos seus consumidores por crédito em novembro/14. Foi a maior queda dentre as demais regiões. No Norte, a queda foi de 6,3% em novembro/14. Na região Sul o recuo foi de 4,5% ao passo que no Centro-Oeste a queda foi de 4,3%. A menor retração ocorreu no Nordeste, com os seus consumidores diminuindo suas buscas por crédito em 2,8% em novembro/14.

 Sem título

A queda da procura por crédito no acumulado de janeiro a novembro de 2014 foi mais expressiva na região Sul (-4,5%), seguida pela queda de 3,9% verificada na região Norte. Na região Nordeste, o recuo foi de 2,9% ao passo que na região Sudeste, a demanda do consumidor por crédito caiu 1,0%. A região Centro-Oeste é a única que exibe alta no acumulado do ano (janeiro a novembro) em termos da demanda dos seus consumidores por crédito: expansão de 5,5% frente ao mesmo período do ano passado.

 A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2014, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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