Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Serasa dá 10 dicas para o consumidor não prejudicar o orçamento

26/11/2014

Não comprar por impulso e conhecer a existência legal e a situação financeira da empresa antes de fechar o negócio estão entre as orientações

A Black Friday, principal data do varejo online brasileiro, está chegando e muitos consumidores devem aproveitar as famosas ofertas especiais para fazer compras. Os descontos podem ser tentadores, mas comprar por impulso pode levar o cidadão ao superendividamento. “Quem não consegue controlar os gastos, deve evitar fazer novas dívidas sem necessidade. A orientação é planejar e aproveitar esse tipo de data para adquirir apenas o que é essencial e vantajoso”, alerta o Superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

Antes de se deixar seduzir pelas ofertas, o cidadão deve colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Só assim saberá se pode ou não fazer novas dívidas na Black Friday. Segundo levantamento da Serasa, 40% da população brasileira adulta está inadimplente, além disso, os juros em alta tornam o crédito mais caro e isso acaba diminuindo o poder de compra do consumidor. É importante considerar também que o fim do ano está próximo e gastar sem controle agora pode significar uma renda menor no Natal.

Também é importante que o consumidor esteja seguro na hora de fazer uma compra para não se tornar vítima de fraudes, como pagar por um produto que nunca será entregue. Para se proteger e não ter dor de cabeça com golpes, entre os dias 28 e 30 de novembro, o consumidor de todo o país poderá fazer uma consulta gratuita para saber a situação financeira de qualquer empresa do Brasil antes de fechar um negócio. Com a pesquisa do CNPJ no VocêConsulta Empresas (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da companhia e se ela não está à beira da falência. Também é possível visualizar o endereço, telefone, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.

Para ajudar o consumidor a aproveitar a Black Friday sem prejudicar o bolso e ser vítima de fraudes, a Serasa preparou dez dicas. Veja abaixo:

1)     Antes de ir às compras nesta Black Friday, veja o quanto pode gastar. Faça um levantamento das dívidas fixas e as contas já assumidas ou previstas que possui;

2)     Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família.

3)     Faça uma lista dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista, sem cair em tentação;

4)     Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, para saber se está mesmo fazendo um bom negócio ao comprar o produto no período da Black Friday;

5)      Evite cair em golpes. Se for comprar um produto para receber posteriormente, verifique se a loja física ou virtual escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido com o recebimento de uma mercadoria inferior no lugar da que foi comprada ou, pior, ficar sem o produto para sempre. Entre os dias 28 e 30 de novembro, o consumidor de todo o país poderá fazer uma consulta gratuita para saber a situação financeira de qualquer empresa do Brasil antes de fechar um negócio Com a pesquisa (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da empresa e se ela não está à beira da falência. O serviço é gratuito apenas durante os três dias da Black Friday.

6)     Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois os preços podem variar muito. Algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um valor mais baixo;

7)     Fique atento aos preços dos produtos importados. Com a alta do dólar, eles podem ter ficado bem mais caros;

 8)     Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais;

 9)     Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc.;

 10)   Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele. Além disso, o pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar esse meio de consumo. Evite utilizar o pagamento rotativo.

 Caso o consumidor esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de fazer novas compras. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários. A Serasa Experian disponibiliza um serviço pela internet para o consumidor renegociar dívidas atrasadas pela internet. É o Limpa Nome Online. Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, fazer o cadastro e partir para a negociação.

O consumidor pode conferir mais dicas sobre educação financeira, acessando o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.