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Feirão Limpa Nome bate recorde e beneficia 2,7 milhões de pessoas

24/11/2014

Público feminino foi a maioria; pessoas acima de 55 anos representaram 6,7% do total. Acesso via celular foi o maior já registrado, de 25,3%

O Super Feirão Limpa Nome, organizado pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor, que contou com as versões presencial e online, realizado entre os dias 04 e 21 novembro, permitiu que 2,7 milhões de pessoas buscassem renegociar dívidas pela internet com descontos e condições especiais em todo o Brasil, um recorde de público se comparado às edições anteriores. O feirão presencial, que ocorreu de 04 a 08 de novembro, na cidade de São Paulo, proporcionou atendimento para cerca de 20 mil pessoas.

A maioria dos consumidores (61,8%) que buscou renegociar dívidas no Feirão Limpa Nome Online da Serasa foi mulheres. O público masculino foi de 38,2%. A faixa etária mais presente nas negociações via web foi de pessoas entre 25 e 34 anos (45,1 %). Em seguida, o grupo de 18 a 24 anos, com 19,9%. Em terceiro lugar, os consumidores de 35 a 44, com 19,8%. Em quarto, a faixa etária de 45 a 54, com 8,2%, e, por fim, as pessoas acima de 55 anos, com 6,7% dos acessos.

 Na análise estadual, São Paulo liderou os acessos, com 41,3% de participação. Na sequência, estão os Estados do Rio de Janeiro (14,2%), Minas Gerais (6,9%), Paraná, Bahia e Ceará com 4,3%, respectivamente. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal representaram 2,9%, cada. Seguidos por Pernambuco, 2,7%, Goiás, 2,6%, Amazonas 1,3%, Espírito Santo e Paraíba com 1,2%.

 O horário preferido da população para renegociar dívidas foi o período da tarde, entre 12h e 17h59 (38,2%).

 Outro destaque para este feirão foi o número de acessos via celular, com 25,3%. Cerca de 700 mil pessoas renegociaram suas dívidas pelo celular. O percentual é o maior já registrado, representando 10,7 pontos percentuais a mais que na edição anterior.

 Ferramenta continua disponível

Embora o feirão tenha acabado, os consumidores de todo o Brasil podem continuar acessando o Limpa Nome Online sem sair de casa, aproximando as empresas credoras e as pessoas inadimplentes com o aproveitamento da praticidade e das facilidades da internet. O procedimento é simples: basta acessar o site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e se cadastrar no Limpa Nome Online.

Após o cadastro, caso esteja em débito com alguma das empresas, o consumidor pode proceder à negociação – ao entrar no site, será disponibilizada a relação de dívidas registradas na base de dados da Serasa referentes àquele CPF e com quais empresas, permitindo ao consumidor que escolha quais pendências deseja regularizar, negociando a forma e as condições de pagamento que melhor se encaixam no orçamento. O consumidor pode negociar, para regularizar pendências financeiras, com cerca de 90 empresas de diferentes setores – entre elas, grandes bancos e financeiras, cartões de crédito, seguradoras, instituições de ensino e grandes varejistas. Periodicamente, o Limpa Nome Online também oferece alguns dias para negociações com condições diferenciadas para o consumidor – é o Feirão Limpa Nome Online.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada. (Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

 O site do serviço é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar suas pendências.

 Consumidor deve se preparar antes da renegociação

O Super Feirão Limpa Nome da Serasa aconteceu em um momento de alta da inadimplência. OIndicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 14,2% em outubro de 2014 contra o mesmo mês de 2013. No acumulado de janeiro a outubro de 2014, a inadimplência fechou com elevação de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a Serasa aponta que cerca de 40% da população adulta do país, com mais de 18 anos, está inadimplente.

Antes de renegociar as dívidas, o consumidor deve se preparar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento. “Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

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