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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 2,8% em outubro

13/11/2014

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 2,8% em outubro/14 na comparação com setembro/14. Na comparação com outubro/13, houve crescimento de 6,6% na procura por crédito. Contudo, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, a demanda do consumidor por crédito acumula queda de 2,5% perante o período de janeiro a outubro de 2013.

 De acordo com os economistas da Serasa Experian, a maior quantidade de dias úteis em outubro/14 frente a setembro/14 (23 contra 22) e a data comemorativa do Dia das Crianças impactaram positivamente a demanda do consumidor por crédito durante o mês passado. Apesar desta alta, a demanda do consumidor continua em queda no acumulado do ano tendo em vista o cenário mais adverso ao crédito (juros em elevação, confiança dos consumidores deprimida).

 Análise por classe de renda pessoal mensal

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Em todas as faixas de renda houve avanço da demanda por crédito em outubro/14: 3,3% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais; 3,1% para os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; 3,0% para aqueles que ganham entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês. Para os que têm renda mensal superior a R$ 10.000, a procura por crédito cresceu 2,8%. Os menores avanços foram registrados nas faixas mais baixas de rendimento mensal: 2,6% para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês e 2,5% para os consumidores cuja renda mensal é inferior a R$ 500 mensais.

No acumulado do ano (janeiro a outubro de 2014), a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 18,1% frente a janeiro a outubro de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos quase idênticos: 6,1% e 6,3%, respectivamente. Os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 exibiram queda de 3,1% e os que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês diminuíram em 1,8% suas buscas por crédito nos primeiros dez meses de 2014. Apenas os consumidores cujo rendimento se situa entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês avançaram sua procura por crédito: alta de 3,0% frente ao período de janeiro a outubro do ano passado.

Análise por região

A região sudeste concentrou a maior alta da procura por crédito em outubro/14: 4,5% superior ao verificado em setembro/14. Nas demais regiões, as altas foram bem mais modestas: 1,9% no Centro-Oeste; 1,1% tanto no Nordeste quanto no Sul; e apenas 0,2% na região Norte.

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A queda da procura por crédito no acumulado de janeiro a outubro de 2014 foi mais expressiva na região Sul (-4,9%), seguida pela queda de 4,6% verificada na região Norte. Na região Nordeste, o recuo foi de 3,6% ao passo que na região Sudeste, a demanda do consumidor por crédito caiu 2,1%. A região Centro-Oeste é a única que exibe alta no acumulado do ano (janeiro a outubro) em termos da demanda dos seus consumidores por crédito: expansão de 3,7% frente ao mesmo período do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

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