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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 1,6% em setembro

09/10/2014

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 1,6% em setembro/14 na comparação com agosto/14. Entretanto, na comparação com setembro/13, houve crescimento de 10,4% na procura por crédito. Já no acumulado de janeiro a setembro deste ano, a demanda do consumidor por crédito acumula queda de 3,6% perante o período de janeiro a setembro de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da demanda por crédito em setembro/14 em sua comparação mensal, isto é, com relação a agosto/14 reflete a sazonalidade mais fraca daquele mês já que, em agosto, por conta da data comemorativa do Dia dos Pais, a busca por crédito tende a ser mais intensa. Já a alta significativa de 10,4% frente a setembro/13 pode ser explicada pela reação positiva do consumidor frente as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo governo ao final de agosto último.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Demanda 1

Houve declínio da demanda do consumidor por crédito em todas as faixas de renda durante o mês de setembro/14, especialmente para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais: queda de 2,2% perante agosto/14. Para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 a queda foi de 1,7%; para os que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 o recuo foi de 1,1%; e para os que recebem mais de R$ 10.000 por mês o declínio foi e 1,3%. As menores taxas negativas de crescimento da demanda do consumidor por crédito em setembro/14 acontecerem para aqueles que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (recuo de 0,7%) e para os que recebem até R$ 500 por mês (queda de 0,5%).

No acumulado do ano (janeiro a setembro de 2014), a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 18,1% frente a janeiro a setembro de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos quase idênticos: 7,7% e 7,8%, respectivamente. Os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 exibiram queda de 3,4% e os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês diminuíram em 3,8% suas buscas por crédito nos primeiros nove meses de 2014. Apenas os consumidores cujo rendimento se situa entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês avançaram sua procura por crédito: alta de 1,5% frente ao período de janeiro a setembro do ano passado.

Análise por região

As maiores quedas na demanda do consumidor por crédito em setembro/14 ocorreram nas regiões mais desenvolvidas do país: quedas de 2,6% na Região Sul e de 2,2% na Região Sudeste. No Nordeste o recuo em setembro/14 foi de 0,5% enquanto que no Centro-Oeste foi de 0,2%. Apenas houve avanço da demanda do consumidor por crédito, em setembro/14, na Região Norte: alta de 1,0% frente a agosto/14.

Demanda 2

A queda da procura por crédito no acumulado de janeiro a setembro de 2014 foi mais expressiva na região Sul (-5,5%), seguida pela queda de 4,8% verificada na região Norte. Na região Nordeste, o recuo foi de 4,0% ao passo que na região Sudeste, a demanda do consumidor por crédito caiu 3,5%. A região Centro-Oeste é a única que exibe alta no acumulado do ano (janeiro a setembro) em termos da demanda dos seus consumidores por crédito: expansão de 1,6% frente ao mesmo período do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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