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Maioria dos devedores escolhe a terça-feira para renegociar dívidas

09/09/2014

Uma das explicações para o pico de acessos ao serviço gratuito da Serasa Experian neste dia da semana pode ser o fato dos credores concentrarem as abordagens aos consumidores às segundas-feiras

Nos primeiros sete meses de 2014, a maioria, 26%, dos 4,4 milhões de pessoas acessaram o serviço Limpa Nome Online da Serasa Experian (www.serasaconsumidor.com.br) para conhecer as condições de suas dívidas e limpar o nome, acessaram o site às terças-feiras, com visitas concentradas no horário do almoço, entre 11h e 15h. No decorrer da semana, a porcentagem de acessos vai decrescendo: 20% às quartas, 16% às quintas, 12% às sextas, 5% aos sábados e 4% aos domingos. Na segunda-feira o número de internautas volta a crescer e chega a 17%. “Uma das explicações para o pico de acessos às terças nesse horário é o fato de os credores atuarem a todo vapor às segundas-feiras, retomando os trabalhos suspensos no domingo”, afirma  o superintendente de Informações sobre o Consumidor da Serasa Experian, Vander Nagata “É a prova de que o consumidor, após ser cobrado, busca alternativas para solucionar suas pendências financeiras.” O segundo dia mais forte no número de acessos ao Limpa Nome Online é a quarta-feira, ainda um reflexo do movimento do dia anterior.

DIAS DA SEMANA

%

Terça-feira

26%

Quarta-feira

20%

Segunda-feira

17%

Quinta-feira

16%

Sexta-feira

12%

Sábado

5%

Domingo

4%

 O levantamento apontou que 6,2 milhões de internautas acessaram o site SerasaConsumidor entre janeiro e julho. Deste total, 70% (4,4 milhões) eram consumidores querendo saber se tem dívidas atrasadas e conhecer as condições de renegociação. Com isso, 303.667 pendências financeiras foram pagas no período, totalizando R$ 998.078.508,50.  Os demais (30%) buscavam outros serviços ao consumidor, como cadastro de documentos roubados.

A faixa etária mais presente nas negociações via web, entre janeiro e julho, foi a compreendida por pessoas entre 25 e 34 anos, que representaram 40,1% do total, seguida pelo grupo etário entre 18 e 24 anos, com 25,6%. Na terceira colocação, pessoas entre 35 e 44 anos, com 18,4% do total de acessos.

 

FAIXA ETÁRIA

%

18-24

25,6%

25-34

40,1%

35-44

18,4%

45-54

7,7%

55-64

6,2%

65+

2,1%

 

Na analise regional, os Estados que lideraram as negociações via Limpa Nome Online nos sete primeiros meses do ano foram, respectivamente, São Paulo (37,6%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (11,2%) e Paraná (6,1%).

*ESTADOS

%

São Paulo

37,6%

Rio de Janeiro

11,5%

Minas Gerais

8,2%

Paraná

6,1%

Bahia

5,1%

Rio Grande do Sul

3,8%

Distrito Federal

3,3%

Santa Catarina

2,9%

Ceará

2,9%

Pernambuco

2,6%

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Passo a passo Limpa Nome Online

Confira de que maneira, com alguns passos simples, você pode resolver suas pendências financeiras e voltar a ter o nome limpo:

1. Faça as contas

Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas.

2. Quantas pendências?

Em seguida, acesse o Limpa Nome Online (http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online) e verifique quantas pendências financeiras existem – estudos da Serasa Experian indicam que cada consumidor inadimplente possui, em média, quatro dívidas. Anote a proposta que feita pelas empresas credoras.

3. Se achar necessário, peça ajuda a alguém confiável

O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Se achar necessário, peça ajuda para parentes ou amigos. É importante que seja alguém de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.

4. Eleja as prioridades e renegocie suas dívidas

Após saber exatamente quanto pode pagar, comece a negociar suas dívidas pelo site. Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados.

5. Controle seus gastos

Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir despesas. Por meio do link  http://serasaconsumidor.com.br/guia-orientacao/ você tem acesso ao Guia de Orientação ao Cidadão Serasa Experian, desenvolvido para ajudar o consumidor a controlar melhor sua vida financeira.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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