Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra estabilidade em agosto

09/09/2014

Alta anual é a maior desde junho de 2012

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor ficou praticamente estável em agosto/14 com relação a julho/14, registrando ligeira oscilação de -0,2%. Já na variação anual – agosto de 2014 contra o mesmo mês de 2013 –, o indicador apontou crescimento de 17,2%. No período de janeiro a agosto de 2014, a inadimplência acumulou elevação de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, agosto teve dois úteis a menos que julho (21 contra 23), o que fez reduzir os volumes de registros de inadimplência dos protestos e cheques sem fundos, impactando o resultado final da variação mensal. Todavia, a alta anual de 17,2% da inadimplência, a maior desde junho/12 reflete o cenário conjuntural mais adverso neste ano no tocante à capacidade de pagamento de dívidas por parte dos consumidores: inflação mais alta, juros elevados e enfraquecimento do mercado de trabalho.

Na decomposição do indicador, as dívidas com os bancos, os títulos protestados e os cheques sem fundos puxaram a queda do índice, com variações negativas de 0,8%, 18,8% e 12,7% e contribuições negativas de 0,4 p.p., 0,3 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Já a inadimplência não bancária teve alta de 2,9% e acabou contribuindo com 1,3 p.p., quase que compensando integralmente as quedas dos outros três primeiros componentes citados. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Ago 2014 X Jul 2014

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

2,9

-0,8

-18,8

-12,7

-0,2

Peso (%)

43,9

47,2

1,5

7,3

100,0

Contribuição (p.p.)

1,3

-0,4

-0,3

-0,9

-0,2

 Fonte: Serasa Experian

 Valor médio da inadimplência com os bancos tem queda

O valor médio da inadimplência com os bancos apresentou queda de 6,0% nos primeiros oito meses de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as dívidas não bancárias, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 13,0%, 5,0% e 3,3%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Ago 2013

Valor médio das dívidas Jan a Ago 2014

Variação (%)

Dívidas com os bancos

R$ 1.346,05

R$ 1.265,15

-6,0%

Dívidas não bancárias

R$ 321,50

R$ 363,17

13,0%

Cheques sem fundos

R$ 1.634,08

R$ 1.715,50

5,0%

Títulos protestados

R$ 1.382,87

R$ 1.428,39

3,3%

 Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.