Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio recua 0,4% em agosto

04/09/2014

Foi o resultado mais fraco em 11 anos para o acumulado no período de janeiro a agosto

 Após ter crescido 3,5% em julho/14, a atividade do comércio recuou em agosto/14. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve queda de 0,4% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em agosto/14 (comparativamente a julho/14), já descontados os fatores sazonais. Na comparação com agosto de 2013, a alta foi de 4,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a agosto de 2014, alta de 4,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta foi a mais fraca expansão registrada pela atividade varejista em onze anos, isto é, desde os 2,1% observados de janeiro a agosto de 2003.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade do comércio, tanto durante o mês de agosto bem como no acumulado do ano deve-se à baixa confiança dos consumidores em relação ao futuro da economia, aos juros elevados e à inflação mais alta este ano corroendo o poder de compra dos consumidores.

O recuo da atividade varejista em agosto/14 foi concentrado em três segmentos: queda de 1,3% no ramo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; recuo de 1,2% no segmento de material de construção e variação negativa de 0,4% no setor de veículos, motos e peças. Na direção contrária tivemos, em agosto de 2014, as altas de 0,9% em combustíveis e lubrificantes; 0,4% em móveis, eletroeletrônicos e informática; e de 0,1% no ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

atividade do comercio

No período acumulado de janeiro a agosto de 2014, a atividade varejista cresceu 4,0% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e de combustíveis e lubrificantes (alta de 2,7%). O segmento de veículos, motos e peças acumulou crescimento de 0,6% e o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática 1,0%. Por outro lado, as lojas de material de construção viram o movimento dos consumidores cair 1,6% nestes primeiros oito meses do ano e nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, a queda foi de 0,5% frente o mesmo período do ano passado (janeiro a agosto de 2013).

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.