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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor sobe em julho, revela Serasa Experian

12/08/2014

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 4,0% em julho de 2014 na comparação com junho. Na variação anual – julho de 2014 contra o mesmo mês de 2013 –, o indicador apontou crescimento de 11,0%. No período de janeiro a julho de 2014, a inadimplência acumulou elevação de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as dificuldades oriundas do cenário econômico atual, caracterizado por juros altos, inflação em termos anuais próxima do teto superior da banda (6,5%) e enfraquecimento do mercado de trabalho estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência. Além disto, o fim dos feriados/paralizações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados.

Na comparação mensal – julho contra junho – os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, com variação de 21,2% e contribuição de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também subiram 11,6% e 6,1% e contribuíram com 0,9 p.p. e 2,7 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos apresentou leve alta de 0,3% e contribuiu com 0,1 p.p. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Jul 2014 X Jun 2014

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

6,1

0,3

21,2

11,6

4,0

Peso (%)

43,9

47,2

1,5

7,3

100,0

Contribuição (p.p.)

2,7

0,1

0,3

0,9

4,0

Fonte: Serasa Experian

 

Cai o valor médio das dívidas com os bancos

 

O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 6,8% nos primeiros sete meses de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Jul 2013

Valor médio das dívidas Jan a Jul 2014

Variação (%)

Dívidas com os bancos

R$ 1.356,07

R$ 1.263,80

-6,8%

Dívidas não bancárias

R$ 321,80

R$ 367,05

14,1%

Cheques sem fundos

R$ 1.627,82

R$ 1.702,13

4,6%

Títulos protestados

R$ 1.391,66

R$ 1.435,24

3,1%

Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

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