Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio avança 3,5% em julho

05/08/2014

A segunda fase da Copa e o menor número de feriados e paralisações em julho estimularam a presença dos consumidores nas lojas

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve avanço de 3,5% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em julho/14 (comparativamente a junho/14), já descontados os fatores sazonais. Na comparação com julho de 2014, a alta foi de 6,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a julho de 2014, alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a expansão da atividade varejista em julho praticamente compensou o recuo de 3,2% observado em junho, movimento este que foi impactado pelos feriados e paralisações por conta da realização da primeira fase da Copa do Mundo (fase de grupos). A segunda fase da Copa, terminada em 13/07, e o menor número de feriados e paralisações em julho estimularam a presença dos consumidores junto aos estabelecimentos comerciais.

A alta no movimento dos consumidores foi mais expressiva no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios: crescimento de 9,4% em relação a junho/14. Nos estabelecimentos comercializadores de combustíveis e lubrificantes, o movimento cresceu 7,5% em julho. No segmento de veículos, motos e peças o crescimento foi de 6,8%, seguido de perto pela expansão de 6,7% dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, o aumento do fluxo dos consumidores em julho/14 foi de 2,4%. Apenas houve recuo dos consumidores nas lojas de material de construção, as quais registaram queda de 2,3% em julho/14.

050820141

No período acumulado de janeiro a julho de 2014, a atividade varejista cresceu 3,9% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,1%) e de combustíveis e lubrificantes (alta de 3,0%). O segmento de veículos, motos e peças acumulou crescimento de 1,0% e o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática 0,9%. As lojas de material de construção viram o movimento dos consumidores crescer 0,6% nestes primeiros sete meses do ano. Apenas houve recuo dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios no período de janeiro a julho deste ano: queda de 1,6% frente o mesmo período do ano passado.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.