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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cai em junho

17/07/2014

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito diminuiu 9,8% em junho/14 na comparação com maio/14. Já em relação a junho/13, a redução da procura por crédito foi ainda maior (-12,6%). No acumulado do primeiro semestre deste ano, a demanda do consumidor por crédito registrou queda de 5,4% diante do primeiro semestre de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a realização da Copa no Mundo de Futebol no Brasil permitiu que se estabelecessem feriados bancários em algumas capitais ou atendimento em horários reduzidos das agências bancárias em todo o país nos dias dos jogos da seleção brasileira, afetando a demanda do consumidor por crédito em jun/14. Contudo, a queda de 12,6% frente a junho do ano passado e a retração de 5,4% no acumulado dos primeiros seis meses de 2014 podem ser justificadas pelo encarecimento do custo do crédito, pela queda dos níveis de confiança dos consumidores e pela inflação próxima do limite superior de tolerância da meta, fatores estes que continuam a impactar desfavoravelmente a evolução da busca do consumidor por crédito neste ano de 2014.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A maior queda na busca por crédito em junho/14 deu-se nas faixas de renda mensal de R$ 1.000 a R$ 2.000 mensais (-10,0% em relação a maio/14). Em seguida, tivemos a redução de 9,8% na demanda por crédito dos consumidores que ganham até R$ 500 e entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Já os consumidores que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais e os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 tiveram redução em suas demandas por crédito em 9,6% e 9,7%, respectivamente, no mês de junho/14. Por fim, a menor queda mensal (9,4% em junho/14) ficou por conta daqueles que recebem mais de R$ 10.000 mensais.

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No acumulado do ano (janeiro a junho de 2014), a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 16,7% frente a janeiro a junho de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos também elevados (-10,1% e -10,3%, respectivamente). Os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 exibiram queda de 6,0% e os que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês diminuíram em 5,4% suas buscas por crédito nos primeiros seis meses de 2014. A menor queda (-1,4%) foi observada na camada de rendimento entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês.

Análise por região

O Centro-Oeste exibiu a maior queda na busca por crédito em junho/14: 12,8% frente a maio/14. Nas regiões Norte e Nordeste, as variações mensais em junho/14 foram de -8,3% e -12,3%, respectivamente. No Sudeste a baixa na procura do consumidor por crédito foi de 9,3% em junho/14. Já a menor retração da demanda do consumidor por crédito em junho/14 ocorreu na Região Sul: queda de 7,6% frente a maio/14.

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A queda da procura por crédito no acumulado de janeiro a junho de 2014 foi mais expressiva na região Norte (-6,2%), seguida pela queda de 5,9% verificada na região Sudeste. Na região Nordeste, o recuo foi de 4,7% ao passo que na região Sul, a demanda do consumidor por crédito caiu 5,3%. Na região Centro-Oeste o recuo foi o menor: -4,0% frente aos primeiros seis meses do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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