Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Alerta sobre roubo ou perda de documentos na Copa evita fraude

11/06/2014

Ao fazer o registro gratuito, o consumidor ganha proteção em dobro com o serviço de acompanhamento do CPF grátis por 30 dias

Milhares de pessoas devem se reunir amanhã em todo o país para assistir ao jogo de abertura da Copa do Mundo. É nesse momento de intenso fluxo de pessoas nas ruas que a Serasa recomenda atenção e cuidado com documentos pessoais para o consumidor não se tornar vítima de fraude. Pesquisas realizadas pela empresa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os cidadãos que tiveram seus documentos roubados, perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude. Na Copa da África do Sul, somente a fraude com cartões de credito subiu 53%. A Serasa acredita que assim como ocorreu na África do Sul, a Copa no Brasil também registrará aumento nas fraudes contra o consumidor.

Se o cidadão sentir falta de algum documento ou for roubado durante as comemorações, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas.

Ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 30 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude da Serasa, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem de celular – SMS – informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude. “Neste caso, a agilidade no recebimento da informação ganha destaque porque o cidadão consegue ter mais informações ligando na mesma hora para a nossa central exclusiva que está preparada para ajudar nestes casos”, diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian.

O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Se o consumidor identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento da Serasa que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Para fazer o cadastro gratuito do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor), basta acessar a qualquer hora do dia o link, www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados, ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor da Serasa, no telefone (11) 3373 7272, que funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.

A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos. Segundo Zanforlin, o consumidor deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Confira abaixo 8 dicas de prevenção:

1ª Não saia de casa com todos os documentos originais;

2ª Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;

3ª Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;

4ª Não perca de vista seus documentos e nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;

5ª Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone;

6ª Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;

7ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

8ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

 SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.