Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Taxa de inadimplência de Campo Limpo é maior do que São Paulo

29/05/2014

Pela primeira vez, Serasa traça o perfil da classe média dos moradores da região. Na Semana do Voluntariado (26 a 31 de maio), a empresa realiza atendimento e orientação financeira

Estudo inédito da Serasa Experian revela que a taxa de inadimplência do Campo Limpo, área da zona sul paulistana e uma das regiões mais pobres e mais violentas de São Paulo, é de 27, 5%, ou seja, 3,6 pontos percentuais a mais se comparada à taxa da cidade de São Paulo, de 23, 9%. Esse distrito apresenta um dos maiores índices de desigualdade social e de desemprego juvenil e adulto. Dos 196 mil moradores do Campo Limpo, 24% dos moradores vivem em favelas, 20% não tem acesso a rede de esgoto, 20% dos chefes de família possui qualquer renda e 42,5% possui uma renda que não ultrapassa a dois salários mínimos, segundo de acordo com um diagnóstico social que o Projeto Arrastão levantou ano passado da região.*

Ciente deste cenário de vulnerabilidade socioeconômica, a Serasa Experian realiza uma grande ação social em sua I Semana do Voluntariado Serasa Experian, mobilizando seus funcionários na região de Campo Limpo em parceria com o Projeto Arrastão.

“A Serasa Experian acredita que mobilizar seus funcionários em prol de causas sociais compõe o seu papel de empresa cidadã. A Semana do Voluntariado da Serasa Experian imprime este compromisso social e fortalece a construção de sujeitos corresponsáveis com uma sociedade mais justa e igualitária. E em temos de Copa do Mundo, este será o nosso grande gol pela cidadania”, diz a gerente de Cidadania Corporativa da Serasa Experian, Andréa Regina.

Entre os dias 26 e 30, das 8h30 às 18h, profissionais voluntários da Serasa irão ministrar oficinas de orientação financeira, orientação profissional, conscientização ambiental, além de revitalizarem praças públicas e a Escola Estadual Professora Nair Hiroko Konno Hashimoto, dentre ouras atividades que irão beneficiar crianças e jovens assistidas pelo Projeto Arrastão.

No sábado, 31, todos os moradores da região poderão saber se há ou não pendências financeiras em seu nome, iniciar suas histórias positivas, por meio do Cadastro Positivo, obter orientação jurídica e também se inscrever nas vagas da feira de emprego. A inscrição será por ordem de chegada na sede do Arrastão.

Perfil dos moradores do Campo Limpo

A solução Faces da Classe Média, desenvolvida pela Serasa Experian, apontou, com exclusividade, que 91% da população da região do Campo Limpo pertencem à classe média. O estudo também apurou a pirâmide etária da classe média do Campo Limpo: 32% do total têm entre 31 e 40 anos; 23% entre 41 e 50 anos; 19% até 30 anos; 14% entre 51 e 60 anos; 8% entre 61 e 70 anos e 5% são pessoas acima de 71 anos.

A solução Faces da Classe Média pormenorizou as características da classe média da região: 34% foram identificados sob o perfil Batalhadores. De acordo com o estudo, a maioria das pessoas do grupo Batalhadores é solteira, possui ensino fundamental completo, tem carteira assinada e acessam a Internet. Os Batalhadores usam o crédito e priorizam gastos que representem o bem-estar: turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, móveis, eletrodomésticos e seguros estão nesta lista de consumo.

O segundo grupo mais representativo na classe média do Campo Limpo são os Empreendedores, com 23% do total daquela população – no Brasil, esse índice é de 16%, o que mostra que o Campo Limpo está acima do nível do país. Este é o grupo mais escolarizado e tem acesso à Internet. O consumo aqui envolve investimentos em educação, eletrodomésticos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento.

Já os Experientes representam 22% da classe média da região. Este grupo tem viúvos, de autônomos e apenas acessam a Internet regularmente. Os integrantes têm ensino fundamental completo e não apresentam instrução formal. Mesmo pós-aposentadoria, os Experientes procuram se manter no mercado de trabalho em busca de uma vida ativa para preservar o padrão de consumo, representado pelas compras de pacotes de turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos.

Os Promissores são 21% da classe média do Campo Limpo. O grupo se caracteriza por solteiros. A Internet é acessada pela maioria dessa população, que tem ensino médio completo e emprego com carteira assinada. Mesmo com pouca idade, já se descontrolaram financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso ao crédito ajuda a melhorar as condições, mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto.

Faces da Classe Média

A Serasa Experian, líder mundial em serviços de informação, e o Instituto Data Popular, especializado em mercados emergentes, realizaram, durante um ano, estudos inéditos sobre a classe média e criaram a solução “Faces da Classe Média”, que permite às empresas entender e conhecer em detalhe quem são os consumidores emergentes que se tornaram os protagonistas de um mercado interno crescente, onde eles estão, qual o comportamento e intenção de consumo, possibilitando, assim, a otimização de investimentos na busca por nichos da classe média.

Os perfis revelados pela solução Faces da Classe Média permitem que as instituições tenham uma visão segmentada desses consumidores e possam entender de que forma devem endereçar suas ações, produtos e serviços, criando soluções para quatro diferentes nichos – Promissores, Batalhadores, Experientes e Empreendedores -, que antes eram observados como um único alvo. Isso possibilita empreender novas frentes de consumo e abordar com precisão esses mercados, gerando melhores condições de crédito para o consumidor e movimentando a economia do Brasil.

Para a construção da segmentação, essa população foi avaliada sob 400 variáveis, considerando-se informações geográficas, demográficas, creditícias e comportamentais. O resultado de sofisticadas técnicas estatísticas originou a definição dos grupos que compõem a classe média, que representa 54% da população do país e vem crescendo a cada ano, com previsão de que chegue a 58% em 2023, ou seja, 125 milhões de pessoas.

Projeto Arrastão

 O Projeto Arrastão é organização social sem fins lucrativos criada em 1968, com a filosofia de “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. O Projeto atua nas áreas pedagógica, social e cultural e beneficia uma média de 900 crianças e adolescentes que vivem na região do Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade, Jardim Ângela, Jardim São Luís e nas comunidades de Taboão da Serra.

*Fontes usadas pelo Projeto Arrastão: Indicadores Básicos da Cidade de São Paulo 2009; Movimento Nossa São Paulo Censo Escolar/br/Inep; IBGE; pesquisa de emprego e desemprego Cead/Sabesp/sehae 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.