Últimas Notícias

Marketing Services

Fraude digital compromete potencial da Internet

23/05/2014

Em 2013, a publicidade digital no Brasil cresceu 25,9% em relação ao ano anterior e a Internet se consolidou como a segunda maior fatia do mercado no país, ultrapassando os jornais e ficando atrás apenas da TV. O investimento foi de R$ 5,75 bilhões, o que comprova a boa fase e alimenta a expectativa de um novo aumento de 25% em 2014, segundo informações do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil).

Porém, há um obstáculo que ameaça a consolidação do setor: as fraudes digitais. A audiência de um determinado site é medida pelo tráfego de pessoas que acessam a página em um período de tempo. Com o desenvolvimento tecnológico, entretanto, muitas visitas não são de pessoas, mas de máquinas pré-programadas.

O tráfego falso é determinado por botnets, denominação para computadores infectados e sequestrados por vírus, que são controlados remotamente e acessam sites ao redor do mundo. Pesquisa da consultoria Incapsula revela que 61% do tráfego mundial em 2013 originou-se desses bots. Como os anunciantes pagam pela quantidade de visitas, muitas empresas utilizam a artimanha para cobrarem mais caro por anúncios.

O sistema de fraudes também afeta consumidores. Dados do Serasa Experian indicam que no ano passado metade das tentativas registradas aconteceu em Internet banking e e-commerce. A quantia chegou a R$ 1,1 bilhão, pouco menos do que o R$ 1,2 bilhão em ocorrências offline.

“As fraudes na Internet comprometem o marketing digital, pois reduzem a possibilidade de exploraração de todo o potencial da rede por empresas e consumidores” afirma Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.