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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra alta de 2,4% em abril

19/05/2014

Aumento da inadimplência foi puxado por dívidas bancárias e protestos

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 2,4% em abril, na comparação com março deste ano. Foi a sexta alta mensal ocorrida nos últimos sete meses, ou seja, desde outubro/13. Na variação anual – abril de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o índice registrou queda de 2,2%, No acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, a inadimplência está 2,6% menor que o mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar da inadimplência do consumidor ainda estar num patamar mais baixo neste ano do que o mesmo período do ano passado, a sequência de altas mensais (seis nas sete últimas leituras do indicador) revela que os consumidores estão encontrando cada vez mais dificuldades para honrar em dias seus compromissos. Neste sentido, a alta da inflação e as taxas de juros cada vez mais elevadas dificultaram o ambiente para o consumidor honrar as suas dívidas em abril, ocasionando elevação da inadimplência.

Duas modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram altas em abril de 2014: as dívidas com bancos, que aumentaram 6,7%, e exerceram contribuição positiva de 3,0 p.p.; e os títulos protestados que subiram 7,3%, efetuando contribuição de 0,1 p.p.. A inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 0,1% e de 5,7%, contribuindo de forma neutra com 0.0 p.p. e negativa com 0,7 p.p., respectivamente. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Abr 2014 X Mar 2014

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

-0,1

6,7

7,3

-5,7

2,4

Peso (%)

41,2

44,7

1,8

12,4

100,0

Contribuição (p.p.)

0,0

3,0

0,1

-0,7

2,4

 Fonte: Serasa Experian

Valor médio da inadimplência não bancária apresenta queda

O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 2,9% no primeiro quadrimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos também registraram declínio de 9,9%. Já os  os títulos protestados tiveram alta de 4,2%, enquanto os cheques sem fundos tiveram alta de 4,4%. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Abr 2013

Valor médio das dívidas Jan a Abr 2014

Variação (%)

Dívidas não bancárias

R$ 328,11

R$ 318,67

-2,9%

Dívidas com os bancos

R$ 1.381,81

R$ 1.245,54

-9,9%

Títulos protestados

R$ 1.363,86

R$ 1.421,02

4,2%

Cheques sem fundos

R$ 1.592,27

R$ 1.661,98

4,4%

 Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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