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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito sobe 1,3% em abril

16/05/2014

Contudo, no acumulado do ano, a procura por crédito recua 5,3%

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito aumentou 1,3% em abril/14 na comparação com março/14. Já em relação a abril/13, devido à quantidade menor de dias úteis (22 contra 20), a procura por crédito caiu 11,0%. No acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, a demanda do consumidor por crédito mostrou queda de 5,3% perante o período de janeiro a abril de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, sucessivas elevações do custo do crediário, menor grau de confiança dos consumidores e a aceleração da inflação vêm impactando a disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento, desestimulando-os a buscar crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

A maior alta na busca por crédito em abril/14 deu-se na faixa de renda mensal de até R$ 500 (crescimento de 2,2% frente a março/14). Em seguida tivemos os crescimentos de 1,4% e de 1,2% na demanda por crédito dos consumidores que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais e entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais, respectivamente. Já os consumidores que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês e os que ganham mais de R$ 10.000 por mês aumentaram suas demandas por crédito em idênticos 1,1%. Por fim, o menor avanço mensal (0,9% em abril/14) ficou por conta daqueles que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais.

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No acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, a maior queda na busca por crédito ocorreu para os consumidores que ganham até R$ 500 por mês (recuo de 13,2% frente a janeiro a abril de 2013). Os consumidores de mais altas rendas, isto é, os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e os que recebem mais de R$ 10.000 mensais exibiram recuos também elevados (-9,4% e -9,6%, respectivamente). Os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 exibiram queda de 6,1% e os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 1.000 por mês diminuíram em 5,2% suas buscas por crédito no primeiro quadrimestre de 2014. A menor queda (-2,3%) foi observada na camada de rendimento entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês.

Análise por região

O Nordeste exibiu o maior avanço na busca por crédito em abril/14: 5,9% frente a março/14. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Norte, as variações mensais em abril/14 foram bastante próximas, de 3,0%; 3,1% e 2,7%, respectivamente. Apenas no Sudeste houve recuo mensal da demanda do consumidor por crédito em abril/14: queda de 1,3% frente a março/14.

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A queda da procura por crédito neste primeiro quadrimestre de 2014 foi mais expressiva na região Centro-Oeste (-8,8%), seguida pela queda de 5,9% verificada na região Norte. Na região Sudeste, o recuo foi de 5,6% ao passo que na região Nordeste, a demanda do consumidor por crédito caiu 4,3% no primeiro quadrimestre deste ano. Na região Sul o recuo foi o menor: -3,6% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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