Últimas Notícias

Cidadania Empresarial

Programas da Serasa Experian valorizam maternidade e vida profissional

09/05/2014

Home office, licença maternidade estendida, palestras e outras ações são oferecidas às mães que trabalham na empresa

Valorizar e reconhecer o papel da mulher na sociedade atual e no meio corporativo, reforçando um posicionamento voltado à diversidade e inclusão. Este foi o objetivo de uma série de ações desenvolvidas pelo departamento de Cidadania Corporativa da Serasa Experian, com o objetivo de celebrar não só o Dia das Mães, mas sim estender todo o mês à lembrança delas.

Para todas essas funcionárias, a área de Desenvolvimento Humano da empresa vem realizando desde março – Mês Internacional da Mulher – palestras sobre cuidados com a saúde e o risco de AVC nas mulheres – segundo a Associação Americana do Coração, as mulheres correm um risco maior de sofrer um acidente vascular cerebral do que os homens, principalmente devido a distúrbios relacionados com fatores hormonais e pressão alta na gravidez. Bate-papos sobre consumo, educação, maternidade e trabalho, entre outros temas de interesse das mulheres, também foram realizados com a participação de profissionais da empresa. O objetivo foi demonstrar que é possível desempenhar bem os diversos papéis que a vida de uma mulher, por vezes, exige, sem que nenhuma das funções – mãe, profissional, esposa – saia prejudicada.

Mais benefícios

A empresa ainda desenvolve projetos como o Programa Cuidar, curso de gestantes que busca aproximar as profissionais mães (madrinhas) das profissionais grávidas (afilhadas) – contando ainda com palestras regulares com a ginecologista e as enfermeiras da área da Promoção da Saúde da Serasa Experian. As participantes do programa ainda recebem mensalmente um boletim informando as características da gestação para aquele mês. O material também é enviado para as lideranças das profissionais grávidas, o que permite a elas saber as transformações físicas e psicológicas que suas lideradas estarão sujeitas a passar.

As mulheres ainda tem à disposição o Programa de Saúde da Mulher e o Programa de Home Office da Serasa Experian, benefício que tem possibilitado, entre outras coisas, uma maior proximidade entre mães e filhos. Andréa Regina, gerente de Cidadania Corporativa da Serasa Experian, reforça que “a gestação é um momento especial na vida da mãe e das pessoas próximas a ela”. “São nove meses de transformações físicas e emocionais, que devem ser vivenciadas de forma ativa e saudável, com harmonia e prazer. Por isso, criamos o programa CUIDAR, que aprofunda o acompanhamento social e amplia as ações já ofertadas às mulheres grávidas da nossa Organização, seja no período de gestação, durante a licença maternidade ou no momento do seu retorno ao trabalho.”

Criado no final de 2011, o Programa de Home Office da Serasa Experian permite que profissionais da empresa trabalhem diretamente de suas casas. O benefício é disponibilizado aos trabalhadores que ocupem, no mínimo, cargos de analista pleno, e que não desempenhem funções que exijam o contato permanente com outros profissionais. Cada participante recebe um notebook com linha telefônica, acompanhado de um kit ergométrico.

Abraço no final da tarde

Cristina, do departamento jurídico, é mãe de Gustavo, de 1 ano e 9 meses, e Giovana, de 4 anos e 7 meses. Desde que começou a trabalhar de casa, a advogada tem disponibilidade para levar e buscar os dois filhos na escola. “Isso é maravilhoso. Não há sensação melhor do que chegar na escola no fim da tarde e ver a minha filha correndo de braços abertos pra me abraçar, louca para contar tudo aquilo que ela aprendeu naquele dia”, conta Cristina.

Nas manhãs e tardes sem frio, Cristina e Giovana fazem questão de ir e voltar a pé da escola. Gustavo vai junto, no carrinho de bebê. “o caminho é uma delícia. Tem muitas árvores e cachorros passeando. A Giovana fica muito contente e adorou essa rotina. É qualidade de vida para todos nós.”

Mais benefícios

Cristina optou por uma licença maternidade de seis meses, mais um dos benefícios que a Serasa Experian disponibiliza às profissionais. “Os seis meses permitiram uma amamentação mais tranquila, sem falar no maior vínculo com o Gustavo, o que reduziu as chances dele contrair doenças.”

As mães da Serasa Experian também contam com o Programa Saúde da Mulher, que oferece acompanhamento ginecológico, banco de leite e vacinação contra o HPV. O programa é estendido a todas as profissionais, tanto às que estão em home office como as que trabalham na empresa. Na Serasa Experian, as profissionais ainda podem realizar o acompanhamento ginecológico e a coleta do leite materno dentro da própria empresa. As mulheres, por sinal, são muitas: respondem por 50,8% dos funcionários na empresa. Entre os líderes, 155 mulheres também respondem por 36% dos cargos.

Vida e equilíbrio

A gerente de Cidadania Corporativa da Serasa Experian, Andréa Regina, observa que “a Serasa Experian compreende os profissionais como indivíduos indivisíveis”. “Buscamos promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre emoção e razão”. Sob esses conceitos”, acolhemos a mulher mãe e profissional com toda sua pluralidade e desafios do dia a dia, possibilitando que ela exerça sua profissão e seu papel de mãe, sem que haja sentimento de perda ou culpa.”

Andréa ainda destaca que os programas de desenvolvimento humano da Serasa Experian permitem conquistas de ambas as partes: “não só às profissionais ganham, mas à empresa também, uma vez que as ações contribuem diretamente para o aumento da produtividade”, finaliza.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.