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4 passos para melhorar a qualidade de dados no e-mail marketing

23/04/2014

Em tempos em que o consumidor é o foco das empresas, a base de dados é um dos assuntos que mais pedem atenção dos lojistas e companhias que utilizam o e-mail marketing para comunicação.

Ter uma base qualitativa é um trabalho contínuo, que pede estratégias para priorizar dados relevantes. Por isso, a Virtual Target destaca quatro passos que podem ser seguidos para limpeza das bases e qualidade de dados.

1 – Consistência

A primeira coisa a se pensar é que o processo que leva à qualidade de dados é algo contínuo, ou seja, a base sempre requer atenção. É nessa fase que a empresa deve analisar os diferentes canais de acesso do consumidor, como o call center, site e outros pontos de contato. É importante que tanto o SAC quanto o televendas se preocupem em ter dados precisos, recolhendo o máximo de informações que puderem.

2 – Saúde do banco de dados

A quantas anda a saúde do banco de dados atual? Analise quais tipos de dados são mais importantes para cada segmento e que áreas são propensas a uma base ruim. O ideal é trabalhar com informações pertinentes, pois com dados incertos pode ser que o e-mail marketing não chegue ao destino correto.

3 – Checando objetivos

A qualidade da base de dados começa quando a base está alinhada com as prioridades e iniciativas da empresa. Nesta linha, avalie oportunidades para fazer correções e estudar atitudes que podem trazer dados qualitativos.

4 – Padronização

Ter um padrão para a base é importante. Depois da limpeza de dados, determine diretrizes que mantenham a definição para eles. Quando o consumidor fizer o primeiro contato, perguntas pré-definidas trarão as informações que a empresa necessita. Inclua detalhes como abreviaturas, ortografia e capitalização. Além disso, considere quais medidas devem ser postas em prática para verificar os dados e sinalizar quando alguma informação não for verídica.

 *** Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

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