Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra alta em março, revela Serasa Experian

10/04/2014

Todas as modalidades da inadimplência apresentaram crescimento no mês

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 4,2% em março, na comparação com fevereiro deste ano. Na variação anual – março de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o índice registrou queda de 1,8%, representando o décimo recuo interanual consecutivo. O primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior, também apresentou declínio de 2,7%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o tradicional acúmulo de compromissos financeiros do primeiro trimestre (IPVA, IPTU, material escolar, despesas com as férias, etc.) combinado com as altas da inflação, puxada pelos alimentos, e das taxas de juros, dificultaram o ambiente para o consumidor honrar as suas dívidas em março, ocasionando elevação da inadimplência.

Todas as modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram alta em março de 2014. As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis por esse crescimento, com variações positivas de 3,6% e 14,2% e contribuições positivas de 1,6 p.p. e 1,6 p.p., respectivamente. A inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os títulos protestados também subiram 1,9% e 6,5% e contribuíram de forma positiva com 0,8 p.p. e 0,1 p.p., respectivamente. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Mar 2014 X Fev 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

1,9

3,6

6,5

14,2

4,2

Peso (%)

41,1

45,6

1,7

11,6

100,0

Contribuição (p.p.)

0,8

1,6

0,1

1,6

4,2

 Fonte: Serasa Experian

Valor médio da inadimplência não bancária apresenta queda

O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 6,2% no primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também registraram declínio de 6,4% e 0,5%. Já os cheques sem fundos tiveram alta de 3,3%. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Mar 2013

Valor médio das dívidas Jan a Mar 2014

Variação (%)

Dívidas não bancárias

R$ 345,37

R$ 323,82

-6,2%

Dívidas com os bancos

R$ 1.329,17

R$ 1.243,52

-6,4%

Títulos protestados

R$ 1.356,60

R$ 1.349,56

-0,5%

Cheques sem fundos

R$ 1.573,29

R$ 1.624,74

3,3%

 Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Você também lê esta notícia no site:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.