Últimas Notícias

Certificado Digital

Imposto de Renda 2014: aumenta a busca por Certificado Digital

01/04/2014

e-CPF dispensa espera por declarações de rendimentos; Serasa Experian prorroga prazo na promoção e oferece desconto para aquisição do e-CPF até 15 de abril

O anúncio foi feito no início do ano – cerca de 27 milhões de brasileiros poderiam ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda, utilizando o certificado digital para ter acesso à declaração pré-preenchida, apenas para a realização de eventuais ajustes e correções. A estratégia, aparentemente, deu certo: a procura e interesse da população pelo e-CPF vem aumentando – somente na Serasa Experian, a primeira certificadora privada habilitada no Brasil, a busca por essa modalidade de certificado aumentou em mais de 50% ao dia desde o início de fevereiro.

Com o e-CPF, o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração. Por isso, a fim de oferecer mais essa facilidade aos contribuintes brasileiros, a Serasa Experian irá prorrogar até 15 de abril a promoção que oferece um desconto de 30% na aquisição do certificado digital e-CPF, com validade de 3 anos. Para participar da promoção, o interessado pode acessar o site https://serasa.certificadodigital.com.br ou entrar em contato por meio do telefone 0800 773 7728.

Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para as quais trabalha para preencher o documento – os dados são fornecidos pela própria Receita, a partir das informações a ela enviadas pelas fontes pagadoras. Assim, o contribuinte precisa apenas realizar eventuais ajustes ou a adição de informações na declaração. O modelo também evita possíveis erros de digitação ou preenchimento, reduzindo as chances de que a declaração seja retida por contradições ou inconsistências nos dados.

Declaração pré-preenchida: como obter

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na página da Receita Federal. Basta entrar no site – www.receita.fazenda.gov.br – munido de seu certificado digital e, na parte superior da tela, observar o campo “Acesso ao e-CAC”. Basta clicar sobre o botão indicando “Certificado Digital”: o contribuinte já está no portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita.

eCAC 1

 Em seguida, é preciso escolher a opção “Declarações e Demonstrativos”, logo abaixo do cabeçalho. Ao clicar no botão, é aberto outro painel de opções – no qual o contribuinte deve procurar por “Declaração Pré-Preenchida”, abaixo do subitem “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”.

 eCAC 3

Ao clicar em “Declaração Pré-Preenchida”, outra página no site é aberta, com as opções “Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física Pré-Preenchida” e “Programa Gerador e Receitanet”. Basta escolher a primeira opção. O contribuinte será levado a outra página, onde haverá a possibilidade de fazer o download do arquivo com a declaração já preenchida, por meio do botão “Recuperar”.

 eCAC 5

Com o arquivo baixado, basta importa-lo por meio do programa da declaração do imposto de renda, para que o contribuinte faça então a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos, efetuando possíveis alterações, inclusões ou exclusões das informações necessárias. Após a declaração, o e-CPF também permitirá o monitoramento de todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), bem como a correção imediata de eventuais inconsistências. Também é possível utiliza-lo para visualizar informações sobre declarações anteriores, verificando possíveis pendências, parcelando débitos ou retificando pagamentos.

A Serasa Experian conta com vasta experiência na emissão de certificados digitais de todos os tipos, tendo sido a primeira autoridade certificadora privada a ser habilitada no Brasil, há mais de dez anos. Somente nos últimos três anos, período em que o uso do Certificado Digital se massificou no país, a Serasa Experian já emitiu mais de 2 milhões de unidades.

Tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que identifica o usuário, de modo semelhante ao reconhecimento de firma, possuindo validade jurídica. Além disso, a tecnologia assegura o sigilo e a autenticidade das informações, garantindo confiabilidade, privacidade e a integridade dos dados.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.