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Cuidado! Mesmo o opt-in pode ser invasivo

01/04/2014

Por Juliana Azuma

“É melhor pecar pelo excesso” – será que a máxima vale para o e-mail marketing? A resposta é não! Dados de mercado apontam que o envio de e-mails em grande quantidade é a principal causa de opt-out (descadastramento) por parte dos consumidores, assim como a relevância do assunto.

O opt-in, adesão ao serviço de envio de mensagens, se dá de diversas formas, mas principalmente quando o consumidor entra no site, gosta da experiência e opta por receber informações pertinentes dos produtos contidos na loja. No entanto, ao ver a caixa de e-mail invadida por dezenas de campanhas nem tão favoráveis para o momento, pode ser que ele considere o opt-in um erro.

Quando usado corretamente, seguindo as boas regras de relacionamento, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta verdadeiramente eficaz para conversão em vendas e relacionamento da marca com o cliente. Com ele, é possível visualizar não somente a necessidade de cada um, como a preferência e a relevância das diversas categorias ou produtos para o consumidor.

Enviar e-mails marketing a todo momento e por todos os motivos pode não trazer o resultado esperado, espantando o comprador e o afastando um relacionamento que tinha tudo para ser promissor.

São centenas de e-mails, e, se a sua peça conseguiu chegar à caixa principal, considere que você tem apenas alguns segundos de atenção do seu consumidor, então use esse tempo da melhor forma, apresentando itens de relevância e que despertem interesse e admiração pelos produtos e pela marca.

*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e responsável pela Virtual Target.

 

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