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Nascimento de Empresas

Menor quantidade de dias úteis em fevereiro reduz criação de empresas

31/03/2014

Queda, porém, não chega a 2,0%; MEIs continuam predominando entre os novos empreendimentos criados no segundo mês do ano

Foram apenas três dias a menos, mas o suficiente para provocar impacto – ainda que pequeno – na quantidade de empresas criadas no Brasil: em fevereiro, surgiram 158.023 novos empreendimentos, montante 1,4% menor em relação a janeiro de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Ainda assim, o total é recorde para o segundo mês do ano desde o início da série histórica, em 2010.

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Apesar da queda em relação ao mês de janeiro (devido ao menor número de dias úteis), desde o início da série histórica, em 2010, houve um aumento de 49,3% na quantidade de empresas criadas em fevereiro. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado obtido neste mês decorre da crescente formalização dos negócios no Brasil, principalmente microempreendedores individuais.

Os dados são comprovados pelo crescimento anual de 15,9% da quantidade de novas empresas – puxado pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), responsáveis por 113.018 novas empresas, contra 92.759 em fevereiro de 2013 (aumento de 21,8%). As Empresas Individuais registraram queda de 3,3%, com 16.867 novos empreendimentos este mês (contra 17.439 no mesmo mês de 2013). Já as Sociedades Limitadas registraram 19.026 empresas em fevereiro, contra 19.137 no mesmo período do ano passado (queda de 0,6%).

Nascimento de Empresas por Natureza Jurídica

Segundo o levantamento, das 158.023 novas empresas criadas em fevereiro de 2014, 71,5% do total (113.018) foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 10,7% (16.867) foram de Empresas Individuais, 12,0% (19.026) foram de Sociedades Limitadas e, por fim, 5,8% do total (9.112) foram de empresas de outras naturezas jurídicas.

As MEIs vêm registrando aumento crescente desde o início da série histórica do Indicador – em apenas quatro anos, passaram de quase metade do total de novos empreendimentos (46,1%, em 2010) para quase três quartos deste total.

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Nascimento de Empresas por Região

O Sudeste registrou o maior número de empresas abertas em fevereiro deste ano, com 50,6% do total, tendo 79.889 novas empresas. O segundo lugar, com 18,1% do total e 28.567 empresas, foi ocupado pela Região Nordeste. Em terceiro lugar ficou a Região Sul, com 16,1% do total (25.420 novas empresas), seguida pelo Centro-Oeste, com 15.600 empresas (9,9% do total). A Região Norte ocupou o quinto lugar, com 5,4% do total e 8.548 novas empresas.

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Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Região Sudeste registrou o maior aumento no nascimento de empresas no primeiro mês de 2013 (alta de 19,6%), seguida de Nordeste (crescimento de 16,0%), Centro-Oeste (com 12,6%), Norte (com 10,8%), e Sul (8,9%).

Nascimento de Empresas por Setor

O setor de serviços continua sendo o mais atrativo para os empresários: em janeiro, foram 94.618 novas empresas, equivalente a 59,9% do total. Em seguida, surgiram 48.390 empresas comerciais (30,6% do total) e, no setor industrial, foram abertas 12.640 empresas (8,0% do total) neste mesmo período.

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A participação de empresas de serviços no total de empresas que nascem no país vem crescendo ao longo destes últimos quatro anos. Esta participação aumentou 0,8 pontos percentuais entre fevereiro de 2013 (59,1% do total) e fevereiro de 2014 (59,9% do total), seguindo a mesma tendência dos últimos anos.

Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 34,6% em fevereiro de 2010 para 30,6% em 2014), ao passo que a participação das novas empresas industriais vem se mantendo estável, variando pouco – de 8,8% no segundo mês de 2010 para 8,0% em 2014, com média de 8,0% ao longo dos anos.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A  Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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