Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Compra planejada pode promover o bem-estar

20/03/2014

Segundo a Serasa, ao se organizar financeiramente e adquirir um bem, o consumidor conquista a satisfação do sonho realizado

 Hoje, Dia Internacional da Felicidade, muitos questionam se comprar traz felicidade. Para a Superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, a compra em si não é condenável e pode trazer uma sensação de bem-estar, desde que haja planejamento financeiro e uma correta avaliação sobre a necessidade desse bem. “Traçar uma meta, planejar, economizar e, enfim, conseguir a casa, o carro ou até uma viagem é a concretização de um sonho, uma conquista feliz e que tem seu mérito”, diz.

Entretanto, se a compra não for bem planejada e o consumo não for consciente, estes podem trazer sérios problemas aos consumidores. A psicóloga e coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente da ONG Associação Viver Bem, Tatiana Zambrano Filomensky, alerta que o gasto sem critério e compulsivo deve ser combatido. “Isso porque gera apenas a sensação imediata e efêmera de prazer, sem considerar as verdadeiras condições de compra da pessoa, o que pode promover o endividamento excessivo. Essa maneira de consumir não só afasta o consumidor da felicidade como pode trazer sofrimento psíquico”, explica Filomensky.

Mas é fácil distinguir o que é necessário do que é desejo? Segundo Tatiana, a maioria das pessoas não consome apenas o necessário. “E isso é natural porque bem-estar e consumo estão atrelados. Mas o ato de comprar passa por uma decisão financeira e é aqui que a atenção deve ser redobrada”, alerta. Segundo a psicóloga, existe uma tendência de as pessoas não unirem as despesas que acumulam: um sapato em promoção pode ser atrativo. Mas quando o valor é somado a outras compras, despesas de água, luz, telefone, gasolina, alimentação e demais contas do mês a aquisição se torna inviável. “É esse exercício que devemos fazer.”

A somatória das dívidas não só é esquecida pelo consumidor que age por impulso como também não é vista pelas empresas que concedem crédito. Por isso, a importância do Cadastro Positivo. “O Cadastro Positivo protege o consumidor das armadilhas das ofertas de crédito, minimizando suas chances de superendividamento”, diz Zanforlin. “Ao ter acesso a todos os compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, as empresas concedentes visualizam o nível do comprometimento de renda e tomam decisões de crédito baseadas em critérios reais. O cadastro positivo é um indutor do bom comportamento do consumidor”.

Planejamento é um dos ensinamentos do programa Sonhos Reais, da Serasa Experian

O Programa Serasa Experian de Orientação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa da empresa que alia o conhecimento em crédito à atuação de uma equipe de profissionais voluntários, dirigida a projetos sociais, pais, professores, funcionários e alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

O objetivo do programa é formar uma geração mais consciente e capacitada para lidar com o dinheiro. Os Sonhos Reais promove a cultura da educação financeira por meio do voluntariado da Serasa Experian. Além disso, proporciona auxílio às comunidades em situação de baixa renda a ter uma vida financeira saudável, evitando a inadimplência e estimulando o empreendedorismo.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui:

 http://www.serasaconsumidor.com.br/sonhos-reais/

SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.