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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor tem queda em fevereiro

13/03/2014

As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pelo recuo do índice no mês

 O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou em fevereiro deste ano queda de 1,7%, na comparação com janeiro. Na variação anual – fevereiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador caiu 2,3%, representando o nono recuo interanual consecutivo (mês contra mesmo mês do ano anterior). O primeiro bimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, também apresentou declínio de 3,2%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a inflação em alta, os aumentos sucessivos das taxas de juros e o crescimento mais fraco da economia contribuem para desacelerar a curva descendente da inadimplência do consumidor uma vez que as quedas interanuais (comparação do mês contra o mesmo mês do ano anterior) estão se tornando menores desde outubro do ano passado: outubro/13 (-11,9%); novembro/13 (-10,3%); dezembro/13 (-6,5%); janeiro/14 (-4,0%) e fevereiro/14 (-2,3%).

As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela queda do índice em fevereiro, com variações negativas de 3,2% e 10,8% e contribuições negativas de 1,5 p.p. e 1,2 p.p., respectivamente. Os títulos protestados também contribuíram para o recuo do indicador, com variação negativa de 16,7% e contribuição negativa de 0,3 p.p. Já a inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) teve crescimento de 2,6% e contribuiu (1,1%) para que o índice não caísse ainda mais em fevereiro de 2014. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Fev 2014 X Jan 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

2,6

-3,2

-16,7

-10,8

-1,7

Peso (%)

41,9

45,6

1,6

10,8

100,0

Contribuição (p.p.)

1,1

-1,5

-0,3

-1,2

-1,7

 Fonte: Serasa Experian

Cai o valor médio da inadimplência não bancária

O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 14,4% no primeiro bimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também apresentaram declínio de 8,0% e 0,3%. Já os cheques sem fundos registraram alta de 1,8%. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Fev 2013

Valor médio das dívidas Jan a Fev 2014

Variação (%)

Dívidas não bancárias

R$ 382,77

R$ 327,73

-14,4%

Dívidas com os bancos

R$ 1.328,80

R$ 1.223,05

-8,0%

Títulos protestados

R$ 1.319,53

R$ 1.315,67

-0,3%

Cheques sem fundos

R$ 1.583,95

R$ 1.611,68

1,8%

 Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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