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Cinco tendências a seguir no e-mail marketing

17/02/2014

Segundo estudo da Serasa Experian, 90% dos anunciantes em mídias digitais utilizam o e-mail marketing para gerar aumento de receita. Para que as empresas conquistem usuários de e-mail não basta apenas técnica e criação quantitativa de campanhas. É preciso ficar de olho nas tendências.

Separamos algumas dicas que devem servir de métrica para que você alcance o sucesso desejado das ações de e-mail marketing.

Envolvimento do usuário

O ponto chave da tendência é insistir no envolvimento com o usuário. O Spam é um dos grandes inimigos do e-mail marketing e muitas campanhas terminam neste filtro. Para evitar que sua peça tenha esse final é preciso ir além da quantidade de e-mail e investir na aproximação com o destinatário do e-mail. Você até pode driblar o spam, mas não pode enganar os usuários, não há truques para isso, é preciso cuidar dos destinatários e fazer com que interajam de forma positiva.

E-mail transacional

Os transacionais são mensagens que oferecem informações altamente relevantes aos usuários a partir do comportamento do destinatário ao receber um e-mail marketing. Trabalhar com os e-mails transacionais é lidar com a oportunidade de alavancar vendas e fortalecer relacionamento, ou mesmo reforçar a marca da empresa na mente do consumidor.

Segurança e proteção da marca

O phishing também é um grande vilão para o e-mail marketing. Segundo a Return Path, 40% das pessoas são menos propensas a comprar em uma loja no futuro se encontrarem phishing associado à marca. Portanto, cuidado, o ataque de phishing pode afastar clientes. O ideal é encontrar métodos de monitoramento e proteção da marca, a fim de detectar se alguém está tentando enviar e-mails de phishing com identidades que se parecem com a sua.

Particularidades no e-mail

O e-mail é diferente de todos os outros canais do marketing direto. Segundo relatório da Return Path, 67% dos e-mails brasileiros chegam à caixa de entrada, enquanto 17% caem na caixa de spam e 16% são perdidas ou bloqueadas. Para os que não chegam ao destino é preciso tratar cada destinatário individualmente. Diferente da carta que chega pelo correio, ou das mensagens de redes sociais, lidar com a caixa de entrada dos brasileiros é conquistar com iniciativas diferentes, mesmo que o item ou serviço oferecido seja igual.

Segmentação das listas

Tecnologias avançadas e canais sociais dão aos consumidores informações relevantes em tempo real e a todo instante. Se a intenção é chegar à frente e conquistar o usuário pelo e-mail marketing, é melhor se antecipar. A sugestão é segmentar ao máximo as listas de e-mail, fornecendo conteúdos específicos e up-to-date para cada destinatário. Assim, é possível garantir o início de um relacionamento ativo e leal da empresa com o consumidor, já que ele vai perceber a iniciativa.

*** Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

 

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