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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor começa o ano com alta de 1,1%

12/02/2014

As dívidas não bancárias foram as principais responsáveis pelo crescimento do índice no mês

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou em janeiro crescimento de 1,1%, na comparação com dezembro de 2013, representando a quarta alta mensal consecutiva. Na variação anual – janeiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador apresentou queda de 4,0%, o oitavo recuo interanual (mês contra mesmo mês do ano anterior) consecutivo.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as recentes altas mensais da inadimplência do consumidor estão enfraquecendo as quedas nas comparações interanuais nos últimos quatro meses: outubro/13 (-11,9%); novembro/13 (-10,3%); dezembro/13 (-6,5%); janeiro (-4,0%). Isto sinaliza que a trajetória de declínio da inadimplência do consumidor, constituída a partir do último trimestre de 2012, pode estar se encaminhando para uma conjuntura de estabilidade. Aumentos sucessivos das taxas de juros, crescimento mais fraco da economia, inflação situando-se próximo ao teto da meta e diminuição do ritmo de geração de vagas no mercado formal de trabalho contribuem para desacelerar a curva descendente da inadimplência do consumidor.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro de 2014, com variação de 2,7% e contribuição de 1,1 p.p. Os títulos protestados apresentaram crescimento de 23,8% e contribuição de 0,4 p.p. Já a inadimplência com os bancos registraram variação negativa de 0,7% e contribuição negativa de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos tiveram contribuição nula no índice de janeiro. Veja os dados completos na tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Jan 2014 X Dez 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

2,7

-0,7

23,8

-0,4

1,1

Peso (%)

42,1

46,3

1,6

10,0

100,0

Contribuição (p.p.)

1,1

-0,3

0,4

0,0

1,1

 Fonte: Serasa Experian

 

Cai o valor médio das dívidas com os bancos

O valor médio da inadimplência bancária apresentou queda de 6,1% em janeiro de 2014, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os títulos protestados também apresentaram declínio de 0,3%. Já os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias registraram alta de 3,2% e 4,2%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan 2013

Valor médio das dívidas Jan 2014

Variação (%)

Dívidas com os bancos

R$ 1.312,04

R$ 1.231,46

-6,1%

Títulos protestados

R$ 1.287,77

R$ 1.283,34

-0,3%

Cheques sem fundos

R$ 1.573,50

R$ 1.623,83

3,2%

Dívidas não bancárias

R$ 305,76

R$ 318,67

4,2%

 Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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