Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 2,8% em janeiro

11/02/2014

Apesar do recuo, este foi o melhor resultado dos últimos quatro meses

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, o ano de 2014 abriu com queda de 2,8% na procura por crédito pelos consumidores. Este foi resultado de janeiro/14 comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro/13, a demanda do consumidor por crédito subiu 8,0% em janeiro/14, impactada pela maior quantidade de dias úteis no primeiro mês deste ano (23 contra 21 de dez1/13).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os consumidores continuam cautelosos em assumir novos financiamentos neste início de ano. O crediário mais caro devido ao processo de aumento dos juros, as incertezas quanto ao cenário inflacionário e os esforços dos consumidores em reduzir seus níveis de inadimplemento mantêm o apetite do consumidor por crédito relativamente contido. Porém, mesmo tendo recuado 2,8% em janeiro/14 (na comparação com janeiro/13), este foi o melhor resultado dos últimos quatro meses, uma vez que as variações interanuais registradas no último trimestre de 2013 foram: -5,2% em out/13; -5,5% em nov/13 e -8,0% em dez/13.

Análise por classe de renda pessoal mensal

110220141

As maiores quedas na demanda dos consumidores por crédito ocorreram nas camadas de renda mais elevada: houve recuo de 8,1% para os consumidores com rendimento mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e de 7,6% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais. Para os consumidores que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, a queda em janeiro/14 foi de 5,9%. Para aqueles que ganham entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o recuo foi de 3,6% frente a janeiro/13.

Já para os consumidores que possuem rendimento mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, a queda na busca por crédito em janeiro/14 foi de 1,7% e, somente os consumidores que ganham menos que R$ 500 por mês aumentaram a sua procura por crédito no primeiro mês do ano: alta de 1,0% em janeiro/14 contra o mesmo mês de 2013.

Análise por região

Duas regiões concentraram a queda da demanda do consumidor por crédito neste início de 2014: recuou de 9,1% no Centro-Oeste e de 6,6% no Sudeste. No Norte houve expansão de 1,1%, no Sul de 3,7% e o melhor desempenho foi observado no Nordeste com a demanda do consumidor daquela região por crédito crescendo 3,8% em janeiro/14 contra o mesmo mês de 2013.

110220142

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 # # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.