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Evite que os consumidores enviem os seus e-mails para a caixa de spam

07/02/2014

*Virtual Target

Chegar até a caixa de entrada não é uma certeza de que o seu e-mail será efetivamente aberto, e sequer que o usuário interagirá com a mensagem. No entanto, se a campanha for bem planejada e com estratégias corretamente definidas, o consumidor certamente demonstrará interesse em aderir à campanha, e até mesmo poderá guardá-la na memória.

Nada poderá ser pior para a marca que os e-mails enviados serem encaminhados pelo usuário para a caixa de spam. Afinal, não será simplesmente uma pessoa a menos recebendo a mensagem, mas sim a construção de uma imagem negativa do IP, podendo, inclusive, cair em uma lista negra do provedor, fazendo com que a reputação do seu domínio seja prejudicada e os usuários deixem de receber suas campanhas.

Dessa forma, é essencial evitar que o e-mail seja enviado pelo seu público para a caixa de spam. Para isso, trazemos cinco dicas de como suas ações de e-mail marketing devem se portar:

Jamais use o nome errado na personalização – Colocar o nome do seu cliente na mensagem é importante, pois o usuário tem a sensação de que é especial e gosta de contar com algo no próprio nome. Por isso, enviar uma mensagem chamando-o por outro nome pode deixar a impressão de que a marca não tem vínculo algum com ele, levando-o a não querer nenhum tipo de comunicação com ela.

Não tente vender a todo momento – Campanhas que só mandam para o usuário mensagens vendendo produtos sem estabelecer um relacionamento com ele perdem a grande característica do e-mail marketing. O cliente não deve sentir que as campanhas tentam a todo momento oferecer coisas para ele consumir.

Mantenha a periodicidade e não repita os envios – Esqueça o pensamento de que é necessário continuar mandando e-mails até que o contato abra algum deles. Manter uma periodicidade é essencial: se o cliente não abriu sua peça da primeira vez, talvez você tenha mais sorte na próxima campanha.

Não minta no assunto – O título do e-mail é um dos fatores primordiais para que o usuário abra a campanha. Por isso, tome cuidado: não faça uma linha de assunto que não corresponda ao conteúdo. O usuário se sentirá enganado e poderá enviar a mensagem para a caixa de spam.

Criação do HTML – Jamais construa HTMLs ilegíveis, utilizando somente atributos CSS de posicionamento. Dessa forma, o template chega quebrado, o que cria um ruído de comunicação com o usuário.

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