Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Cadastro Positivo é antídoto contra o superendividamento

13/01/2014

Cadastro Positivo, da Serasa Experian, é uma importante ferramenta para proteger não só as empresas do calote, mas os próprios consumidores do consumo imprudente

 São Paulo, 13 de janeiro de 2014 – O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 1,7% em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior. É o segundo crescimento depois de quatro quedas seguidas. Já o montante de dívidas das famílias brasileiras 45,38% do total de seus rendimentos anuais em outubro do ano passado, segundo o último balanço do Banco Central (BC), ante 45,35% em setembro. Apesar da relativa estabilidade em outubro, o endividamento das famílias subiu 1,94 ponto percentual em 2013, visto que estava em 43,44% no fechamento de 2012. Em um cenário como este, o Cadastro Positivo atua como uma importante ferramenta para proteger não só as empresas do calote, mas também os próprios consumidores do superendividamento.

“O Cadastro Positivo promove a expansão do crédito para os consumidores e micro e pequenas empresas de forma sustentável, com significativos ganhos em termos de custos e agilidade, para as concedentes e tomadores de crédito”, diz o diretor de Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto.

O Cadastro Positivo mostra os compromissos financeiros já assumidos pelo consumidor no mercado, bem como as prestações quitadas, valorizando o histórico de crédito dos bons pagadores. “Trata-se de um indutor do bom comportamento do consumidor e de um antídoto contra o superendividamento”, afirma Laércio. Já o cadastro negativo, segundo o executivo, limita a capacidade do credor de analisar a situação daquele CPF, que pode ter sido negativado por uma dívida, mas, em contrapartida, ter muitos outros financiamentos pagos pontualmente e que não são considerados. “O Cadastro Positivo proporciona uma condição mais justa para os dois lados do balcão”, afirma o executivo.

O consumidor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades da Serasa Experian ou no site www.cadastropositivo.com.br, por meio do uso do Certificado Digital, nas agências bancárias de seu relacionamento ou nas lojas onde costuma comprar a prazo. Caso o consumidor opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo, em uma agência da Serasa Experian, ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada.  O CPF será incluído no cadastro no prazo de uma semana.

A relação dos endereços das agências da Serasa Experian encontra-se no site: www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias

Você também lê esta notícia em:

www.serasaexperian.com.br/release/noticias/index.htm

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.