Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Serasa Experian revela destinos mais buscados e dá dicas para as férias

18/12/2013

Pontos turísticos e cidades do Brasil estão entre os mais procurados, à frente de locais norte-americanos, como Disney (EUA). Planejar, pesquisar e consultar a situação financeira da agência de turismo são algumas das orientações

Para quem pensa em viajar e ainda não se programou, é hora de planejar as férias de verão. Hospedagens, passagens e pacotes podem ficar muito mais baratos se a viagem for devidamente programada. Pesquisar as diversas opções de datas, horários e lugares e consultar a situação financeira da agência de turismo são algumas das orientações dos economistas da Serasa Experian para o consumidor se divertir gastando menos.

Segundo dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, termos relacionados aos destinos Beto Carreiro (SC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Verde (GO), Ubatuba (SP), Rio Quente (GO), Thermas dos Laranjais (SP), Los Angeles (EUA), Disney (EUA), Ouro Preto (MG) e Flórida (EUA) foram os que mais geraram visitas para a categoria ‘Viagem – Destinos e Acomodações’ (que engloba os sites de provedores de hospedagem, como hotéis e cadeias hoteleiras, além de sites que facilitam a reserva de hospedagem, incluindo sites terceirizados de reservas) no período de 4 semanas terminado em 14 de dezembro de 2013.

É importante que o consumidor esteja seguro ao fechar uma viagem para não ser tornar vítima de golpes, como ser surpreendido pelo fechamento da empresa às vésperas do passeio. Para se proteger e não ter dor de cabeça, o consumidor pode consultar a situação financeira de qualquer empresa do Brasil por meio do serviço Você Consulta Empresas da Serasa. Com a pesquisa (www.voceconsultaempresas.com.br), é possível saber sobre a existência legal da empresa, endereço, telefone, participação societária, faturamento, além de verificar se há pedido de falências, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor também precisa planejar a forma de pagamento de maneira que não comprometa o orçamento da família por muito tempo. Outra orientação é ficar atento com a taxa do dólar, que vive um momento de constante oscilação. Nesta hora, o ideal é que o consumidor substitua viagens ao exterior por destinos nacionais.

Os economistas da Serasa Experian prepararam dez dicas para ajudar o consumidor a se planejar e curtir as férias gastando menos. Confira a seguir:

1ª Pesquise o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo e terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como madrugada, geralmente têm descontos. Avalie também as condições oferecidas por cada empresa e informe-se sobre juros cobrados em caso de parcelamento longo. No caso de passagem aérea, verifique se já estão incluídas as taxas de embarque;

2ª Se optar por pacotes de viagem, procure várias agências, pesquise preços, condições de pagamento (parcelamentos e taxas de juros) e outros detalhes. E não se esqueça de verificar se a empresa escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido às vésperas da viagem. Com uma consulta no valor de R$16,90, o consumidor fica sabendo, por exemplo, se a agência de turismo não está inadimplente e à beira da falência. Para ter informações acesse o link: www.voceconsultaempresas.com.br;

3ª Conte com a ajuda da Internet para pesquisar informações sobre os hotéis e pousadas. Procure nos sites de hospedagem, que muitas vezes têm tarifas mais baixas. Também, verifique as despesas não inclusas na estadia, como taxas de serviço e impostos. Em destinos internacionais, é comum que haja impostos cobrados à parte, no próprio hotel. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que taxas e impostos passem dos 20% nas diárias nos hotéis;

4ª Quando estiver hospedado, evite consumir os produtos do frigobar. Geralmente, o preço é acima do mercado, além de em alguns lugares serem aplicadas ainda as taxas e impostos. Há hotéis que reservam um espaço no frigobar para produtos comprados pelos hóspedes. Aproveite esta comodidade e compre bebidas e petiscos mais em conta no supermercado;

5ª Informe-se sobre os preços, segurança e formas de traslados disponíveis no destino. Opte pela mais barata;

6ª Faça as contas e veja se é ou não vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o carro estiver com a capacidade máxima e segura de pessoas, pode valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião;

7ª Programe-se também para as despesas durante a viagem. Use a Internet para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros). Em algumas cidades, há museus que oferecem entrada gratuita em um dia determinado na semana. Procure os escritórios de turismo na Internet que fornecem este tipo de informação;

8ª O dólar vive um momento de constante oscilação. Neste momento, o ideal é que o consumidor substitua viagens ao exterior por destinos nacionais. Se a viagem internacional já estiver programada, é importante pedir ajuda especializada a algum banco. Evite andar com muito dinheiro em espécie, pois há o risco de perda ou roubo. Avalie também as vantagens, desvantagens e segurança para utilização dos cheques de viagem;

9ª Uma boa opção de pagamento para o turista que vai para o exterior é o cartão de débito pré-pago. A vantagem é de que o consumidor deposita um determinado valor e, no destino, limita-se a gastar dentro do planejado. O cartão pode ser solicitado em bancos, agências de turismo e casas de câmbio, e o turista precisa pagar uma taxa sobre a quantia depositada;

10ª Evite utilizar o cartão de crédito no exterior porque as taxas de IOF são altas. Esse tipo de pagamento deve servir apenas para despesas imprevistas ou para aquelas que o turista já programou para pagar quando voltar de viagem.

Para conferir mais dicas e orientações sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.