Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua 7,9% em novembro

11/12/2013

Custo do crédito em ascensão e menor número de dias úteis afetaram demanda do consumidor por crédito em novembro

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito diminuiu 7,9% em novembro/13 em relação ao mês imediatamente anterior (outubro/13). Em comparação com novembro do ano passado, houve decréscimo de 5,5% na demanda por crédito por parte dos consumidores. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2013, a demanda dos consumidores por crédito cresceu 2,7% frente ao período de janeiro a novembro de 2012, mantendo a trajetória de desaceleração neste critério de comparação.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o repasse das sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa Selic) para o custo dos empréstimos, desencorajando os consumidores a expandir seus níveis de endividamento, e a menor quantidade de dias úteis em novembro/13 frente a outubro/13 (20 contra 23) impactaram negativamente a procura do consumidor por crédito em novembro/13.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Os maiores recuos na procura por crédito ocorreram nas camadas de rendas mais baixas. Os consumidores que ganham até R$ 500/mês e os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais declinaram suas demandas por crédito em 8,9% e 8,7%, respectivamente. Os que ganham entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais registaram recuo de 7,2% e para os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a queda foi de 6,8%. A queda para quem recebe entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês foi de 6,5% e, finalmente, para quem ganha mais de R$ 10.000 por mês, o declínio da demanda por crédito em novembro foi de 7,7%.

Os consumidores de menores rendimentos continuam liderando a expansão da demanda por crédito no acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2013: crescimento de 9,4% para os consumidores que recebem até R$ 500 mensais e de 4,8% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês. Para os consumidores com rendimentos mensais entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o aumento acumulado de janeiro a novembro de 2013 da demanda por crédito foi de 0,8%.

Já os consumidores das camadas de rendas mais altas exibem quedas em termos de demanda por crédito no acumulado do ano: diminuição de 1,6% para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês; recuo de 3,3% para os consumidores que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais e queda de 2,6% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

Em todas as regiões geográficas do país a demanda dos consumidores por crédito registrou variação negativa em novembro/13: Norte (-12,2%); Nordeste (-7,5%); Sudeste (-9,0%); Centro-Oeste (-6,5%) e Sul (-4,7%).

No acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2013, as regiões Norte e Nordeste registram as maiores taxas de crescimento da demanda dos consumidores por crédito: altas de 12,6% no Norte e de 9,1% no Nordeste. No Sul, a alta de janeiro a novembro totalizou 4,3%. A região Sudeste acumulou crescimento de 0,1% na demanda dos seus consumidores por crédito. O Centro-Oeste é a única região que exibe queda na demanda do consumidor por crédito no acumulado do ano: recuo de 3,3% frente a janeiro a novembro de 2012.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.